Campanha de Praia

Campanha de Praia do IPVC encerra actividades com saldo positivo

Iniciativa é desenvolvida em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Já no quarto ano consecutivo, a Campanha de Praia deste Politécnico tem visto a sua notoriedade crescer, consolidando a sua relevância social. Em 2008, o IPVC distribuiu cinzeiros de praia aos veraneantes alertando para a questão ambiental e, simultaneamente, para os riscos do consumo de tabaco. Em 2009, foi o alerta para a longa exposição solar nas praias que levou o IPVC a distribuir guarda-sóis pelos diversos areais. Em 2010, ao IPVC juntaram-se, na promoção, o IDT, e nos apoios o Instituto Português de Juventude e o Governo Civil de Viana do Castelo para, numa campanha conjunta, incentivar nos mais jovens o hábito de uma vida saudável.

Este ano, tendo em conta o crescimento da iniciativa e o aumento da sua notoriedade, foi a vez da Liga Portuguesa contra o Cancro se associar a esta campanha que teve como slogan de “Neste Verão, faz do Sol um Amigo. Previne-te!” em que foram distribuídos cerca de 5.000 protectores solares, com índice de protecção 50, o panamá chapéu para protecção, e ainda uma mochila com as instruções sobre os melhores horários para uma exposição solar com menores riscos – e que, metaforicamente, através de “smiles” mais ou menos sorridentes, vieram incentivar a protecção. Houve ainda ainda acções de sensibilização por parte da Liga Portuguesa contra o Cancro, com o apoio do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Viana e de alunos dos seus cursos Superiores de Enfermagem e de Educação, através ainda de inúmeros jogos educativos.

“Fundamentalmente nesta campanha, que é efectuada já pelo quarto ano consecutivo, temos tido a preocupação de sensibilização dos utilizadores das praias. Este ano, a mensagem está muito mais vocacionada para a parte do cuidado e da prevenção em relação aos possíveis danos na pele pela incorrecta exposição solar, sendo por isso também dirigida a um público-alvo muito abrangente”, disse a propósito o Vice-Presidente do IPVC e Coordenador da campanha, Nuno Brito.

Publicado em 07.07.2011