Campanha de Praia

Politécnico de Viana lança nova campanha de praia

> Iniciativa é desenvolvida em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro
>> Prevê-se a distribuição de protectores solares e de panamás, entre outros, para alertar os veraneantes para os perigos de uma incorrecta exposição ao sol

Arranca no próximo sábado, dia 11 de Junho, mais uma campanha de praia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] que, este ano, irá desenvolver uma acção de sensibilização para a saúde com a Liga Portuguesa contra o Cancro, e que prevê, entre outras actividades, a distribuição de protectores solares, entre outros, nas praias do Litoral Norte.

Recorde-se que o IPVC tem desenvolvido desde 2008, durante os meses de Verão, campanhas de sensibilização nas praias do Norte Litoral e em praias fluviais da região, no sentido de alertar a população em geral para questões ambientais e de saúde pública. Em 2008, o IPVC distribuiu cinzeiros de praia aos veraneantes alertando para a questão ambiental e, simultaneamente, para os riscos do consumo de tabaco. Em 2009, foi o alerta para a longa exposição solar nas praias que levou o IPVC a distribuir guarda-sóis pelos diversos areais. Em 2010, ao IPVC juntaram-se, na promoção, o IDT, e nos apoios o Instituto Português de Juventude e o Governo Civil de Viana do Castelo para, numa campanha conjunta, incentivar nos mais jovens o hábito de uma vida saudável.

Este ano, tendo em conta o crescimento da iniciativa e o aumento da sua notoriedade, é a vez da Liga Portuguesa contra o Cancro se associar a esta campanha que terá o slogan de “Neste Verão, faz do Sol um Amigo. Previne-te!” e planeia a distribuição de protectores solares, com índice de protecção 50, o panamá chapéu para protecção, e ainda uma mochila com as instruções sobre os melhores horários para uma exposição solar com menores riscos – e que, metaforicamente, através de “smiles” mais ou menos sorridentes, vêm incentivar a protecção. Haverá ainda acções de sensibilização por parte da Liga Portuguesa contra o Cancro, com o apoio do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Viana e de alunos dos seus cursos Superiores de Enfermagem e de Educação, através ainda de inúmeros jogos educativos.

A campanha inicia-se este sábado, dia 11 de Junho - prolongando-se por quatro fins-de-semana - e irá percorrer as praias de mar de Matosinhos, Póvoa de Varzim, Esposende, Cabedelo, Praia Norte, Carreço, Afife e Moledo e, ainda, as praias fluviais de Arcos de Valdevez, Prado e Argaçosa - Meadela., com o principal objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de adopção de comportamentos preventivos através da divulgação do Código Europeu contra o Cancro.

“Fundamentalmente nesta campanha, que é efectuada já pelo quarto ano consecutivo, temos tido a preocupação de sensibilização dos utilizadores das praias. Este ano, a mensagem está muito mais vocacionada para a parte do cuidado e da prevenção em relação aos possíveis danos na pele pela incorrecta exposição solar, sendo por isso também dirigida a um público-alvo muito abrangente”, disse a propósito o Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Coordenador da campanha, Nuno Brito.

O facto de este ano se ter associado à campanha mais uma instituição de relevo nacional significa, para Nuno Brito, “que esta forma de divulgação está a ganhar o interesse das principais entidades de prevenção de riscos e isso é importante para nós no sentido de responsabilidade social que o IPVC tem de ter”.

Por seu turno, Cristiana Fonseca, da Liga Portuguesa contra o Cancro, referiu que “esta parceria com o IPVC surgiu pela sua pertinência, originalidade e utilidade pública, e por isso a Liga acolheu este desafio com entusiasmo para lançar uma intervenção de prevenção em conjunto e com esta dimensão”.

“O melanoma maligno é reconhecido como uma das neoplasias mais frequentes mas também como uma das mais facilmente preveníveis, razão pela qual uma das directivas do Código Europeu Contra o Cancro diz precisamente respeito à necessidade de ter cuidado com a exposição solar prolongada” acrescentou ainda, justificando a adesão à campanha.

Entre outras iniciativas de divulgação “a Liga pretende desenvolver jogos para crianças, jovens e adultos, através dos quais iremos trabalhar as competências educacionais e pessoais, com um conjunto de acções e de jogos de sensibilização incidindo sobre o tema e nesse sentido”, concluiu a responsável “como o jogo de definição do fototipo, “Sol Amigo”, “Compras Protectoras”, “A grandeza do Sol”, entre muitos outros. “Serão também realizados questionários relativos aos hábitos de exposição solar, com a colaboração de alunos do Politécnico de Viana”, avançou ainda Cristiana Fonseca.

“Esta campanha será, pois, muito importante, lembrando a todos os frequentadores das praias que está nas mãos de cada um a possibilidade de evitar males maiores através, nomeadamente, do uso do protector solar”, concluiu, reforçando o lema da Campanha.

Publicado em 09.06.2011