Academia Sénior

Academia Sénior alarga prazo para candidaturas

>>> Prestes a concluir a formação da sua primeira turma, o Projecto pretende ser um espaço privilegiado que visa a inserção e a participação social da população menos jovem e simultaneamente mais experiente na instituição de ensino superior, a fim de investir e promover “anos com mais vida”

Com o objectivo de preencher vagas sobrantes, a Coordenação da Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] decidiu alargar o prazo para submissão de candidaturas. Os interessados poderão inscrever-se até ao dia 15 de Dezembro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC, sendo contactados pelo Júri, após análise das candidaturas. Para isso, os candidatos deverão apresentar o Boletim de Candidatura devidamente preenchido, juntamente com cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão e cópia do Número de Identificação Fiscal.

Rui Teixeira, Presidente do IPVC, lembra que a Academia Sénior é um projecto voltado para o público com mais de 50 anos de idade e que visa construir, ampliar e consolidar as bases da cultura e do saber a cidadãos que pretendam aprofundar conhecimentos e investir numa melhor qualidade de vida, alicerçados nos princípios da cidadania e nos deveres da solidariedade. “Combater a solidão e a exclusão, favorecendo as relações interpessoais e intergeracionais, tendentes ao desenvolvimento da solidariedade, é um dos objectivos mais importantes deste Projecto, lançado por este Politécnico já no ano transacto”, explica Rui Teixeira.

Com um plano curricular que se estende por três anos, a Academia Sénior do IPVC propõe a todos os participantes um programa de formação com unidades curriculares fixas e outras optativas, que serão seleccionadas de acordo com os interesses dos formandos. Psicologia, Comunicação Interpessoal, Motricidade Humana, Ecologia e Meio Ambiente, História das Artes, Literatura Portuguesa, são algumas das unidades curriculares obrigatórias a serem ministradas ao longo dos três anos. Os participantes poderão, ainda, inscrever-se em disciplinas optativas como Informática, Atelier de Cerâmica ou Pintura, Culinária, Teatro, Dança, Música, entre outras.

Segundo Ermelinda Jaques, coordenadora do Projecto e responsável pela unidade curricular “Saúde e Qualidade de Vida”, a vontade de aprender e o compromisso de participação são requisitos básicos de admissão. “A Academia Sénior pretende ser um espaço privilegiado que visa a inserção e a participação social da população menos jovem na instituição de ensino superior, a fim de investir e promover anos com mais vida”, avança a Docente.

De salientar que o a formação da Academia Sénior não atribui qualquer grau académico, conferindo, no entanto, a certificação de participação nas respectivas unidades curriculares. Informações mais detalhadas acerca do processo de candidatura e ou documentos a serem apresentados poderão ser consultadas em www.ipvc.pt.

Publicado 06.12.2011