Academia Sénior

Academia Sénior do ipvc: candidaturas para novo ano lectivo já disponíveis!

>>> Combater a solidão e a exclusão social duma faixa etária mais vulnerável são os principais objectivos deste Projecto. Segundo a Comissão Instaladora da Academia, “a vontade de aprender e o compromisso de participação são requisitos básicos de admissão”

Voltada para o público já com mais de 50 anos de idade, a Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] dá início às inscrições para o Ano Lectivo 2011/2012. Os interessados poderão submeter as candidaturas de 17 de Outubro a 30 de Novembro de 2011, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC. Na ocasião, os candidatos deverão apresentar o Boletim de Candidatura devidamente preenchido, juntamente com cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão e cópia do Número de Identificação Fiscal.

Com um plano curricular que se estende por três anos, a Academia Sénior do IPVC propõe a todos os participantes um programa de formação com unidades curriculares fixas e outras optativas, que serão seleccionadas de acordo com os interesses dos formandos. Psicologia, Comunicação Interpessoal, Motricidade Humana, Ecologia e Meio Ambiente, História das Artes, Literatura Portuguesa, são algumas das unidades curriculares obrigatórias a serem ministradas ao longo dos três anos. Os participantes poderão, ainda, inscrever-se em disciplinas optativas como, Informática, Atelier de Cerâmica ou Pintura, Culinária, Teatro, Dança, Música, entre outras.

Segundo a Comissão Instaladora da Academia, a vontade de aprender e o compromisso de participação são requisitos básicos de admissão. “A Academia Sénior é um projecto que já nasceu com o propósito de oferecer actividades que propiciem a satisfação de necessidades de carácter cognitivo, físico, social e afectivo aos seus destinatários, reforçando os benefícios trazidos pela mobilização e pela participação activa nas diversas actividades”, avança Ermelinda Jaques, coordenadora do Projecto.

Lembramos que o curriculum da Academia Sénior não atribui qualquer grau académico, conferindo, entretanto, a certificação de participação nas respectivas unidades. Informações mais detalhadas acerca do processo de candidatura, documentos a serem apresentados e emolumentos a serem praticados poderão ser consultados no Menu Lateral encontrado no lado direito desta Página.

Publicado 17.10.2011