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Selecção de Agentes da Cooperação Portuguesa
Selecção de Agentes da Cooperação Portuguesa

No âmbito de parceria com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P. (IPAD), a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC] está a seleccionar candidatos a Agentes da Cooperação Portuguesa, nos termos da Lei n.º 13/2004, de 14 de Abril, tendo em consideração as inscrições enviadas à Bolsa de Agentes da Cooperação do IPAD.

A fase de selecção imediata decorrerá a partir do próximo dia 6 de Setembro e pretende prover posições no âmbito do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase II (PASEG II):

  • Professores/formadores nas áreas de Educação de Infância, Ensino Básico (1.º Ciclo e variantes Português/Francês, Português-Inglês), Educação para a Cidadania, Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química;
  • Especialista em políticas educativas e planeamento, para assistência técnica ao Ministério da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau.


Descrição das Funções

Os profissionais a contratar no âmbito do PASEG II integrarão equipas especializadas de professores/formadores junto da Escola Superior de Educação da Guiné-Bissau, escolas do Ensino Básico, escolas do Ensino Secundário e Jardins-de-Infância no sistema educativo da Guiné-Bissau; deverão ainda apoiar actividades de assistência técnica às reformas educativas e reforço da qualidade no sistema de ensino, incluindo desenvolvimento de recursos pedagógicos, revisão e contextualização de programas curriculares e desenvolvimento de capacidades relacionadas nas estruturas do Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau.

Perfil Preferencial dos Candidatos

Competências específicas:

Educação de Infância – Habilitação específica (estágio pedagógico); experiência profissional no ensino Pré-Escolar (preferencial).

Ensino Básico − Habilitação específica (estágio pedagógico); experiência profissional como docente e como formador (preferencial); experiência profissional como docente em Escola Superior de Educação (preferencial).

Educação para a Cidadania − Habilitação superior na área das ciências sociais; conhecimento das temáticas de enquadramento da cidadania, incluindo direitos individuais fundamentais e ditos de segunda geração (económicos, sociais e culturais), de terceira (direito ao desenvolvimento, à paz e à sustentabilidade ambiental) e quarta gerações (direito à democracia, à informação e ao pluralismo); conhecimento das questões relacionadas com igualdade de género em educação e práticas culturais nocivas ao desenvolvimento do potencial da criança; conhecimento dos documentos fundamentais sobre direitos humanos (internacionais, regionais e legislação guineense aplicável); experiência de trabalho relacionada como docente/formador(a) (preferencial).

Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química − Habilitações específicas (estágio pedagógico); experiência profissional como docente (preferencial); experiência profissional como docente em Escola Superior de Educação (preferencial).

Especialista em Educação e Planeamento − Habilitação superior na área da educação (mestrado/doutoramento (preferencial); experiência profissional em planeamento de sistemas educativos, acompanhamento e avaliação de projectos; competências em gestão de sistemas de informação estatística; trabalho de investigação realizado em políticas educativas e instrumentos de planeamento e avaliação de resultados (preferencial).

Competências comuns: elevada motivação profissional, capacidade para desempenhar missões de forma sistemática, orientação para resultados e sentido ético compatíveis com o desempenho de funções no âmbito da execução da política externa portuguesa e do apoio à boa governação num Estado parceiro; capacidade para trabalhar em grupo e acompanhar equipas, monitorizar actividades, avaliar processos e produtos e propor a revisão consequente do planeamento; iniciativa e criatividade; capacidades de comunicação e de negociação em contexto inter-cultural; capacidades para responder a solicitações com autonomia e rigor, em ambiente exigente e com recursos limitados; conhecimentos de informática; experiência na utilização de plataformas de ensino a distância e software educativo (preferencial); conhecimentos das questões ligadas à educação nos países em desenvolvimento, em especial nos PALOP e Timor-Leste, e em contexto de fragilidade educativa (preferencial); experiência de trabalho como docente e/ou formador(a) em países em desenvolvimento (preferencial); estudos pós-graduados em educação e/ou desenvolvimento (preferencial).


Oferta

O IPAD proporciona condições previstas na Lei nº 13/2004, de 14 de Abril, nomeadamente, remuneração, alojamento, viagens e seguros e promove oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.


Contacto

Apenas serão seleccionados para estas funções os candidatos inscritos na Bolsa de Candidatos a Agentes da Cooperação Portuguesa, em http://www.ipad.mne.gov.pt/, secção de Agentes da Cooperação.

 

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