Poliempreende

PRODUÇÃO DE POLVO E ROBALO VENCE EDIÇÃO REGIONAL DE CONCURSO DE EMPREENDEDORISMO

“Aquacultura”, “Funerária Veterinária” e “Tratamento de Algas Marinhas” foram os projectos que ficaram classificados nos três primeiros lugares do concurso Poliempreende a nível regional

Pelo terceiro ano consecutivo, as ideias vencedoras do concurso de Empreendedorismo Poliempreende vêm de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC].

No total, catorze ideias foram apresentadas no concurso Poliempreende por alunos de quatro Escolas Superiores do Politécnico de Viana, baseadas essencialmente em áreas criativas, sociais e indústria do mar.

O 1º prémio foi atribuído ao projecto de Aquacultura, intitulado ViMAR, que consiste na produção de polvo e robalo, e cujos mentores, alunos da Licenciatura em Gestão, Fábio Mina (responsável pelo projecto), Nuno Arezes, Carina Sá e João Gomes, estão a considerar a implementação da empresa de aquacultura no distrito de Viana do Castelo.

“A sua actividade incidirá, inicialmente, sobre a produção em cativeiro de Robalo (Dicentrarchus labrax) e polvo (Octopus vulgaris)” referem. “A ViMar pretende posicionar-se, na perspectiva do cliente final, como um empresa que “vende saúde com sabor a mar”, a preços acessíveis face ao produto do mar” explicam. Já na perspectiva do cliente organizacional “pretende oferecer a qualidade inerente ao pescado selvagem, associada a um custo mais reduzido” revelam ainda os mentores deste projecto.

O 2º prémio foi atribuído à equipa constituída por Isabel Cunha, Anna Beck, Mariana Maia e Nádia Baptista, alunos da Licenciatura em Enfermagem Veterinária ministrada na Escola Superior Agrária do IPVC e que apresentaram como ideia de negócio uma Funerária Veterinária.

“A nossa ideia base contempla uma empresa capaz de gerir todos os factos após a morte de um animal” referem os autores a propósito deste projecto. “Esta terá uma localização na área metropolitana do Porto, e realizará cremações colectivas e individuais, sendo que, aquando da cremação individual, o proprietário tem a opção de escolher as urnas personalizadas ou ainda a compressão das cinzas do animal numa jóia que poderá transportar diariamente, minimizando ou atenuando a dor da perda” explicam ainda os alunos, salientando que “este facto, faz com que haja uma variada lista de preços, fazendo uma maior fragmentação do mercado e oferecendo serviços a diferentes sectores sociais, aumentando assim os nossos potenciais clientes”, constatam os alunos.

“A falta de serviços fúnebres aliado ao grande amor e respeito pelos animais faz do nosso plano de negócios um projecto de força maior, aumentando e credibilizando a sua viabilidade de realização” observa a equipa.

O 3º prémio ALGalife foi atribuído ao projecto apresentado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, Ângela Gomes, Fátima Fernandes, Cristina Alfaiate e Diana Monteiro, e que frequentam actualmente a Licenciatura em Gestão.

“A recolha e o tratamento de algas marinhas portuguesas, focalizada em nichos de mercado, como a cosmética, centros de terapia (spas e talassoterapia) e termalismo” constitui o objectivo da ALgalife, adiantam aqueles alunos. “Segundo as promotoras, Portugal é um país que dispõe de uma região costeira rica em biodiversidade, sendo esta uma vantagem competitiva a nível mundial” justificam. Assim, apostar na “exploração dos recursos endógenos que o mar oferece é uma mais-valia, principalmente em tempos de crise”, sublinham os autores do projecto ALgalife.

O 1º prémio vai agora a concurso nacional que, este ano, se realiza em Viana do Castelo, dias 16 e 17 de Setembro 2010. O 1º prémio será atribuído pela CGD, o 2º lugar corresponde ao prémio Caixa Noroeste e o 3º é atribuído pela Incubo.

Atendendo, quer ao número dos projectos quer aos temas apresentados, o “IPVC vê consolidado o seu trabalho na área do empreendedorismo e vê reforçado o seu papel como motor de desenvolvimento económico da região”, disse a propósito o Presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira.

Publicado em 02 de Agosto de 2010