Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
ESS

Obras de ampliação da Escola Superior de Saúde permitirão abertura de novos cursos

As obras de ampliação da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESS-IPVC] deverão estar concluídas em Abril do próximo ano. Esta é a expectativa da Directora, Mara Rocha, que adianta “que as novas instalações, para além de melhorar as condições para os alunos, permitirão a oferta de novas formações tanto ao nível das licenciaturas, como de pós-graduações e mestrados na área da saúde”.

“As actuais instalações estavam previstas para 250 alunos, número que já foi ultrapassado em muito (quase duplicou). A ampliação do edifício permite não só melhorar as condições de laboratórios e salas de aulas existentes, como também a criação de espaços para as novas formações que pretendemos vir a criar, desde o primeiro ciclo até ao segundo ciclo”, disse Mara Rocha.

“Com a aprovação dos novos estatutos, nasceu a possibilidade de oferecer novas formações, não só na área de enfermagem, que é a nossa formação privilegiada, mas também noutras áreas, para outros profissionais da saúde. Actualmente, são já ministrados vários cursos, como as Pós-Graduações em Cuidados Paliativos, em Enfermagem Oncológica, e Comunicação em Saúde; as Pós-Licenciaturas em Enfermagem de Reabilitação, Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia e Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, e ainda, os Mestrados em Gestão das Organizações, ramo de Gestão de Unidades de Saúde e Promoção da Saúde (em parceria com a ESE-IPVC)”, salientou a Directora da ESS-IPVC.

Quanto aos novos cursos, Mara Rocha revelou que “está em curso um estudo para analisar o tipo de oferta formativa que poderá dar resposta às necessidades, não só, da região, como do próprio país.”

O Vice-Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, por seu turno, revelou que “a ampliação das actuais instalações da ESS-IPVC representa um investimento total de 3,7 milhões de euros e será comparticipado por verbas provenientes do QREN e do PIDDAC”.

O novo edifício que irá ampliar o actual terá, entre outras valências, salas de aulas, laboratórios, salas para prestação de serviços, na área da saúde, ao exterior, biblioteca, bar e cantina.

"Vamos melhorar as condições para os nossos alunos, algo que é sempre uma das maiores preocupações do IPVC", salientou, ainda, Carlos Rodrigues.

Publicado em 19 de Abril 2010

*