Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
7º Empreendedorismo

Especialistas Internacionais e estudantes dos Politécnicos embarcam no “Barco do Empreendedorismo”

Numa altura em que notícias dão conta que Portugal está a revelar índices inferiores de empreendedorismo do que seria desejável, os politécnicos portugueses – promotores do 7º Concurso Nacional Poliempreende, que envolve alunos e docentes de todos os Institutos Politécnicos do país – vão desenvolver uma iniciativa inédita no país: o “Barco do Empreendedorismo”.  Quase duas centenas de participantes, entre os quais diversos especialistas, nacionais e internacionais, irão subir o rio Douro, a 13 de Setembro, dia em que, entre outros conceituados empreendedores nacionais,  Muzzafar Khan (London Business School), uma referência internacional na área do empreendedorismo, irá ministrar o workshop “Fomentar o Empreendedorismo”.

O Poliempreende é um concurso que se iniciou no Instituto Politécnico de Castelo Branco e que hoje engloba todos os 15 Institutos Politécnicos do país (compreendendo mais de 100.000 alunos e 7.000 docentes), assim como Escolas Superiores não Integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril) e, igualmente, as Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão das Universidades de Aveiro e do Algarve, tendo aderido para o próximo ano o Politécnico de Macau.

Da iniciativa resultaram 302 projectos, envolvendo cerca de 900 alunos e mais de 50 docentes, que levaram já à criação de 22 empresas (havendo outras 36 em fase de criação) e ao registo de mais de 10 patentes. Todas estas empresas promovem jovens licenciados e com elevadas qualificações técnicas e académicas.

A coordenação é rotativa e compete ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] a promoção da 7ª edição, a decorrer no ano lectivo de 2009/2010.

O IPVC organizou diferentes eventos, em associação com parceiros nacionais e locais (CGD, CA, BES, IAPMEI, IPJ, Missão Douro, TPNP, AIM, entre outros), entre os quais se inclui um Ciclo de Conferências nos quais desenvolveu diferentes temas como o “Empreendedorismo no Ensino Superior” “Empreendedorismo no Feminino” ou o “Empreendedorismo Tecnológico”. Apesar de dirigido, numa primeira análise, para o Empreendedorismo no nosso público-alvo (estudantes do ensino superior), pelo seu interesse, rapidamente se alargou à comunidade regional e, igualmente, à comunidade poliempreende nacional.

Dentro deste contexto, a próxima acção é o “Barco do Empreendedorismo”, iniciativa que conta com o apoio da Estrutura de Missão do Douro e da CCDR-N e tem diferentes motivações: a de formação (pretende-se que todos os participantes tenham formação em diferentes áreas como em Competências Pessoais – Motivação e Liderança;  em Gestão e Planos de Negócio e em Marketing e Empreendedorismo); a de observação de casos de sucesso em Empreendedorismo e, seguramente, de promoção e visibilidade do concurso para esta e próxima edição – correspondendo a um “Exemplo de Boas Práticas no Ensino Superior”.

Terá um universo de cerca de 180 participantes (especialistas, estudantes, docentes e convidados de todos os IP, nomeadamente do IP de Macau) e a conjugação em diferentes momentos (com particular relevo para a intervenção Muzzafar Khan, uma referência internacional na área do empreendedorismo, que irá ministrar o workshop “Fomentar o Empreendedorismo”) como as visitas a instituições e empresas criativas do Porto. A Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto – Sociedade Porto Vivo, Fundação da Juventude – Palácio das Artes, Associação Porto Digital – Cidade das Profissões e Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, ADDICT Creative Industries Portugal, serão alguns dos pontos a visitar.

Lamego e Melgaço são outros locais da rota dos especialistas que, em cada dia, analisarão a perspectiva do Empreendedorismo em várias áreas como na cultura, nas indústrias da terra, no turismo e no centro histórico do Porto.

Nesta perspectiva realizar-se-ão iniciativas como o Workshop “Empreender no Douro” ou a visita à Rota do Alvarinho, durante os dias em que os participantes estarão também em contacto com diversos presidentes de Câmaras Municipais.

“Ao reunirmos este conjunto de especialistas queremos dar um forte contributo para o desenvolvimento de iniciativa empreendedoras em Portugal”, referiu o Vice-Presidente do IPVC e Coordenador do concurso Poliempreende, Nuno Brito. “Ao promovermos o Barco do Empreendedorismo estamos a reunir os melhores valores na área e seguramente será uma experiência enriquecedora tomar contacto com os seus conhecimentos”, antecipou ainda, salientando a “presença de Muzzafar Khan, como sendo uma das maiores referências na área”.

Publicado em 09 de Setembro de 2010

*  
*  
*  
*  
*