ESA e ALAAR

Enfermagem Veterinária do Politécnico de Viana apadrinha a ALAAR

Depois do contributo dos alunos da Licenciatura em Design de Ambientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] para a ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua – com um projecto de qualificação do quiosque da associação, desenvolvendo soluções de design (temático e decorativo) - eis que mais um curso desta instituição de ensino superior se envolve agora para apoiar, noutra vertente, a Associação em causa. Trata-se dos alunos da Licenciatura em Enfermagem Veterinária, que acabam de assumir o “apadrinhamento” da ALAAR no sentido de contribuir com desempenho técnico e profissional nos cuidados aos animais “adoptados” pela Associação.

“O apoio consistirá na prestação de cuidados no âmbito das ciências e técnicas de saúde veterinária nas suas múltiplas valências, nomeadamente as de índole clínica e cirúrgica, sanidade e medicina preventiva de populações animais, higiene dos alimentos e saúde pública, que revistam um carácter de complementaridade e que estejam de acordo com os critérios, as metodologias e as técnicas próprias de uma actividade profissional paramédica” explica Nuno Brito, Vice-Presidente do IPVC e Coordenador do Curso em Enfermagem Veterinária.

“Foi com enorme entusiasmo que os alunos abraçaram esta iniciativa, o que acaba por ser um motivo de enorme orgulho para este Politécnico constatar esta postura altruísta dos seus alunos” disse o Vice-Presidente, “aspecto também revelador de que o IPVC, enquanto instituição de ensino superior, atinge os seus objectivos em plenitude no que diz respeito à educação para os valores, cidadania e solidariedade, contribuindo para a construção de uma melhor sociedade, sensibilizando os seus jovens a estarem atentos às dificuldades da comunidade em que se insere, nos mais diferentes níveis” constata ainda Nuno Brito.

Recorde-se que a Licencaitura em Enfermagem Veterinária do Politécnico de Viana é ministrada na sua Escola Superior Agrária, sedeada em Ponte de Lima, vila onde encontramos também a ALAAR, associação sem fins lucrativos, que pretende envolver a população do Distrito de Viana do Castelo na resolução da situação de abandono e maus-tratos a animais domésticos, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas e sensibilizando a população em geral e de forma particular a população juvenil.

“Um dos principais objectivos é investir na sensibilização e informação nas escolas, com vista a uma mudança de comportamentos e mentalidades para com todos os seres vivos que são sensíveis à dor, ao stress e à angústia, tal como o ser humano” referiu fonte da ALAAR.

“Um país que trata bem os animais, trata bem os seus semelhantes” concluiu a mesma fonte.

Publicado em 02.12.2010