screen

Screen: Finalistas de Design do Produto do IPVC apresentam projectos para a valorização do património das cidades

Projecto pretende revigorar a cerâmica e proporcionar ao mobiliário urbano novos horizontes projectuais

Demonstrar potencialidades do design na materialização de sistemas de produto no âmbito do revestimento de superfícies, é um dos grandes objectivos do projecto SCREEN, desenvolvido pelos alunos de Design de Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Os trabalhos - que integram novas capacidades tecnológicas e materiais modernos, mas também materiais antigos como a cerâmica – será alvo de uma exposição organizada pela Oficina Cultural do IPVC, a inaugurar, ao público,” na próxima sexta-feira, dia 23 de Julho, às 21h30. A exposição estará patente até dia 31 de Agosto.

O projecto SCREEN pretende ser um momento de reflexão/investigação para novos e possíveis caminhos de desenvolvimento de produtos. A integração do material cerâmico num projecto de superfície torna-se uma ocasião para evidenciar as suas características de integração com outros materiais, de criar cenários inovadores e de requalificar e de inovar este contexto produtivo”, explica o Coordenador do curso de Design do Produto, Ermanno Aparo, a propósito desta Exposição.

Os alunos finalistas de Design do Produto desenvolveram o projecto inserido na Unidade Curricular de Projecto de Design em Empresas II. Trata-se de um projecto académico protocolar que, através da ferramenta do Design, criaram sistemas de produto na área do revestimento integrando-os na arquitectura, para potenciar novas funcionalidades, as quais forneçam resposta aos novos rituais urbanos.

Este projecto pretende revigorar a cerâmica e proporcionar ao mobiliário urbano novos horizontes projectuais.

Os projectos elaborados pelos alunos finalistas do curso Design do Produto, sob a orientação dos docentes Ermanno Aparo e Liliana Soares, foram elaborados em parceria com as empresas Larus, design Urbano, da Esmalglass Portugal e com o apoio da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais do IPVC, no âmbito da Unidade Curricular de Projecto de Design em Empresas II do Curso de Design do Produto.

“O curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC afirma-se há mais de uma década como uma referência no ensino em design no norte de Portugal. Um dos objectivos finais do curso é formar os alunos finalistas proporcionando-lhes ocasiões de projecto que permitam, quer simular futuros cenários de trabalho, quer fortalecer as ligações com o mundo empresarial”, comenta Ermanno Aparo.

Publicado em 19 de Julho de 2010