Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
III Festafife Académico

ESE-IPVC palco do “Festafife Académico”!

As actividades contarão com a colaboração dos alunos finalistas do curso de Gestão Artística e Cultural desta Escola Superior do IPVC

O Festafife, Marionetas Sem Fronteiras - Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação-, começou como resultado da vontade de duas associações MAO - Marionetas, Actores e Objectos; Grupo de Teatro e a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual, de criar um espaço para a divulgação e confrontação das áreas do cinema de animação e teatro de marionetas em 2007.

Já na terceira edição, FESTAFIFE 2009 continua único do seu género na sua especificidade de convívio de duas áreas artísticas: Cinema e Teatro, de “Formas Animadas”. E veio comprovar a vantagem das sinergias resultantes da parceria de duas associações culturais (a MAO e Ao NORTE), respeitantes a duas áreas distintas (o cinema de animação e o teatro de marionetas) para um mesmo objectivo.

Na terceira edição, o Festafife pretende vir alargar a sua programação à presença de mais países, à realização de mais actividades interactivas e concentrar as actividades de formação profissional numa extensão especial com título de “Festafife Académico” que será realizada pela primeira vez, neste formato. O palco escolhido para este evento único é a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], com a colaboração do Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas, que receberá os formadores muito prestigiados dos diferentes países.

Entre os dias 14 e 21 de Novembro haverá um atelier destinado a profissionais de teatro e investigadores na área de teatro de marionetas ou de cinema de animação. As actividades na ESE-IPVC contarão com a colaboração dos alunos finalistas do curso de Gestão Artística e Cultural.

A outra inovação no Festafife 2009 será com certeza, a “Sala de Exposição Colectiva de Marionetas”, pois a Rua da Bandeira em Viana do Castelo, com o apoio de todos os comerciantes, está preparar-se para transformar as montras numa enorme sala de exposição.

Reconhecendo a aproximação e a vontade de participação dos jovens, nesta pequena – grande festa de artes de animação, Festiviana dedica este ano o encerramento do festival, ao público jovem. Acontecerá no Bar Nasoni, às 24h com um espectáculo moralista e só para adultos: “Talvez” de Era Uma Vez Teatro encerra o Festival, juntamente com um concerto de violino eléctrico!

A programação de FESTAFIFE 2009, a par de registos de edições anteriores pode ser consultada no site: www.festafife.com