Alunos de Design do Produto

Alunos de Design do Produto desenharam mobiliário para a OMNI

E se a OMNI, empresa ligada ao vestuário e ao equipamento de surf e desportos radicais, tivesse uma linha de mobiliário para a venda, como seria o design das peças? Esse foi o desafio lançado aos alunos do terceiro ano do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC]. Os resultados foram apresentados a empresas e à comunicação social e o proprietário da OMNI mostrou-se surpreendido pela positiva com os resultados admitindo que “algumas peças poderão ser seleccionadas para decoração das suas lojas”.

“O projecto “Domnius” teve como finalidade fortalecer a ligação entre a cultura do projecto e os empreendedores locais, permitindo a abertura de novas colaborações entre os futuros designers e o mundo empresarial português”, referiu o coordenador do curso de Design do Produto do Politécnico de Viana do Castelo, Ermanno Aparo.

Para o docente, o trabalho teve uma mais-valia que foi “o verdadeiro processo de investigação prévia realizado pelos alunos sobre o meio e a actividade produtiva das micro-empresas da região, que serviu de suporte aos seus projectos”. Foi um “desafio enorme a deslocação do produto de roupa e artigos de desportos radicais para o mobiliário, mas creio que os nossos alunos estiveram à altura e responderam com qualidade”, disse ainda Ermanno Aparo.

O proprietário da OMNI, que se recusou a ver as peças antes da apresentação pública, para ter a mesma sensação que os restantes presentes na cerimónia, mostrou-se surpreendido com os trabalhos apresentados pela sua diversidade, tendo algumas propostas tido tal receptividade ao ponto de admitir recorrer a elas para decoração das lojas OMNI.

Presente na cerimónia, o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, considerou que aqueles “alunos (e os seus trabalhos) são um brilhante exemplo do que é a escola actual”. Cada aluno “construiu um trajecto necessariamente inspirado e diferente” sustentado naquilo que vai aprendendo a nível académico e principalmente, naquilo que adquire através da sua auto-aprendizagem. “A escola de hoje é feita num percurso em que o professor ajuda na formação, mas o caminho final é feito pelos alunos”, como se “demonstra pelos trabalhos apresentados que me deixa extremamente orgulhoso de estar à frente desta causa que é o IPVC”.

Untitled Document Cama