Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Tertúlias científicas_2008
Tertúlias Científicas de Viana do Castelo até maio 2008
Jornal CiênciaHoje tornou-se parceiro da iniciativa

Mais uma edição das “Tertúlias Científicas de Viana do Castelo”, organizadas pela Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESEnf-IPVC], decorre até Maio.

Este ano, para além da organização ter reunido novamente um painel de luxo, conta-se ainda com a parceria do jornal de divulgação científica CiênciaHoje, que foi responsável pela organização da sessão de abertura.

Edições prévias contaram já com nomes provenientes dos vários ramos da ciência, como: Alexandre Quintanilha, Pedro Moradas-Ferreira, Fátima Carneiro, Rui Appelberg, Paula Ferreira, Carlos Corrêa, Júlio Machado Vaz, África Gonzales, Jorge Carneiro e Íris Caramalho, entre muitas outras personalidades de reconhecido mérito.

As  “TERTÚLIAS CIENTÍFICAS DE VIANA DO CASTELO” vão já na sua terceira edição. Esta iniciativa que surgiu na sequência de uma reflexão sobre a dificuldade que existe na transmissão do conhecimento científico, desde as Instituições de Ensino Superior e Institutos de Investigação até ao cidadão comum, tornou-se um espaço de debate sobre temas pertinentes e de interesse geral, trazendo especialistas nos vários domínios do saber ao auditório da ESEnf-IPVC.

“Partimos do princípio que a democratização do conhecimento científico é essencial na sociedade da informação, para que a compreensão de grande parte dos conceitos científicos mais simples não seja tão complexa para o público em geral”, referiu João Moura, Docente da ESEnf-IPVC e responsável pela organização desta acção.

“Por esse motivo, rompemos com as assimetrias regionais, que são ainda uma realidade num país demasiado focado nos grandes centros e lançamo-nos á aventura de reunir cientistas de primeira água, que sejam simultaneamente bons comunicadores, num ciclo de divulgação científica de entrada livre”, disse ainda.

Recorde-se que aos participantes será passado um certificado de presença para fins curriculares.

*