Pessoa
Simulação de Decisões Empresariais vai decorrer no IPVC

Programa é coordenado pela Universidad de Extremadura, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Viana do Castelo

O programa de Simulação de Decisões Empresariais visa fomentar a competitividade e a cooperação entre a Cátedra de Empresa Familiar da Universidade da Extremadura [UEX] (Departamento de Gestão de Empresas e Sociologia), o Instituto Politécnico de Leiria [IPL] e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC].

Uma primeira simulação foi já desenvolvida em Espanha, em Abril de 2008, com uma equipa vencedora, estando agora previsto o seu lançamento na cidade de Viana do Castelo de 29 a 31 de Outubro, através do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Trata-se de um curso cujos objectivos visam “reforçar as decisões técnicas e competências dos alunos, melhorando a sua decisão através da simulação empresarial e do acompanhamento de casos reais de empresas”, referiu fonte da organização deste curso de Simulação de Decisões Empresariais.

“Em particular, a simulação é baseada no desenvolvimento de produtos de base tecnológica, aumentando assim a importância e a promoção do “investimento” em I+D+i (Investigação, Desenvolvimento e Inovação). Este é um curso diferente, que implica um trabalho árduo e de alguma ansiedade, já que se concorre para produzir e vender produtos diferentes em vários mercados, em concorrência com outras empresas do sector, de forma a despertar o espírito de iniciativa e o contacto ou o gosto pelo risco”, avançou ainda aquela fonte.

Pretende-se incentivar nos alunos “a vontade de melhoria contínua através da participação activa, levando-os a reforçar a segurança em si mesmos” e, ainda, “o desenvolvimento da gestão dos recursos humanos, financeiros, organizacionais e de mercado, através de uma aplicação contínua dos conhecimentos teóricos; distinguir decisões na prática das estratégicas, num mercado de ambiente altamente competitivo; fomentar a competição entre equipas (empresas) de outras universidades”.

Com efeito, pretende-se que os estudantes obtenham algumas vantagens em termos de resultados alcançados, através da perícia e de um prémio simbólico. Todos os estudantes (vencedores e perdedores) receberão um Diploma das três instituições (IPL, UEX, IPVC).

Do programa constam abordagens como a “Apresentação de simulação e organização de empresas”, “O Mercado”, “A importância da informação e da tomada de decisões”, “A gestão”, “Explicação de resultados” e ainda “O que aprendemos?”.