Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Cab PGCAA
ESTG-IPVC e SGS Portugal promovem Pós-Graduação em “Consultoria e Auditoria Alimentar”

Formação adicional confere Certificado de Auditor ISO 22000:2005 certificado pelo IRCA
Curso é promovido pelo IPVC e pelo Grupo SGS Portugal
Candidaturas disponíveis a partir de 1 de Setembro

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] e o Grupo SGS Portugal desenvolveram, em parceria, uma nova pós-graduação em Consultoria e Auditoria Alimentar.

Esta formação tem a particularidade de, através da frequência de um módulo adicional, permitir aos formandos a obtenção da qualificação de Auditor ISO 22000:2005 certificada pelo IRCA – International Register of Certificated Auditor.

Formar Técnicos com elevados padrões de conhecimento ao nível da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar (SGQSA), para o desenvolvimento de actividades de consultoria e apoio organizacional em empresas do sector alimentar, constitui um dos objectivos desta Pós-Graduação.

Graduados em Engenharia Alimentar e técnicos com formação superior noutras áreas (desde que demonstrem possuir experiência profissional na área alimentar), constituem os potenciais destinatários para este curso. Uma das mais-valias desta pós-graduação consiste na obtenção não apenas do certificado de Pós-graduação em “Consultoria e Auditoria Alimentar” emitido pelo Politécnico de Viana do Castelo, mas também do certificado de “Auditor ISO 22000:2005” após frequência com aproveitamento do módulo adicional para a Formação de Auditores ISO 22000:2005 certificada pelo IRCA – International Register of Certificated Auditor.

Segundo Susana Iglésias, directora do Departamento do Grupo SGS Portugal, “no sector alimentar verifica-se actualmente um grande aumento da exigência dos consumidores e das grandes cadeias de distribuição relativamente à garantia de segurança alimentar. Cada vez mais as empresas do sector alimentar apostam na adaptação das suas estruturas, organização e funcionamento aos requisitos de higiene e segurança. Mas como este é um sector onde proliferam as micro e pequenas empresas, é necessário desenvolver o know-how existente para as mudanças necessárias não só ao nível das instalações mas também da implementação de SGQSA”, explicou, justificando a importância do curso.

“Da nossa experiência, verificamos que estas empresas apresentam dificuldades muito concretas na adequação aos normativos aplicáveis, cada vez mais exigentes, cuja adopção se torna fundamental não apenas numa perspectiva da salvaguarda da saúde pública mas também da sobrevivência das próprias empresas em termos concorrenciais” revelou ainda.

Joana Guerreiro, membro da Coordenação do curso no IPVC, referiu ainda a propósito que “o papel de consultores especialistas na área alimentar é assim de grande relevância, essencialmente na concepção e implementação de SGQSA; no aconselhamento e apoio destas organizações; na identificação dos processos apropriados para a correcta implementação dos Sistemas de Gestão; na avaliação da eficácia e eficiência dos processos e medidas já implementados; no desenvolvimento de dinâmicas internas que potenciem a melhoria contínua e ainda no apoio às organizações na concepção e implementação de Sistemas Integrados de Gestão na perspectiva da Qualidade Global” concluiu.

O curso decorrerá de Outubro de 2008 a Junho de 2009 e funcionará em regime pós-laboral, sendo que as candidaturas estão abertas já a partir de 01 de Setembro, prolongando-se até ao dia 10 de Outubro 2008.

*  
*  
*