Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Instituto S. João de Deus organiza 1º Congresso Cuidados Paliativos

“Cuidar para além do Prognóstico” reúne diversos especialistas em Viana do Castelo

O Instituto S. João de Deus [ISJD] promove, nos próximos dias 5 e 6 de Novembro, no Centro de Congressos da Região de Turismo do Alto Minho – Viana do Castelo, o primeiro congresso da instituição sobre Cuidados Paliativos, subordinado ao tema “Cuidar para além do prognóstico”.

Com uma imagem tradicionalmente associada a uma instituição que presta cuidados exclusivamente na área da Saúde Mental, o Instituto S. João de Deus, e tendo em conta a actualidade e a pertinência do tema, pretende que este se constitua como um momento privilegiado de consolidação de conhecimentos funcionais e organizacionais na prestação deste tipo de cuidados.

Segundo dados revelados recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de 60 mil portugueses a necessitarem de cuidados paliativos. De acordo com um outro estudo, apresentado pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, mais de metade dos portugueses desconhece esta especialidade destinada a minimizar o sofrimento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças incuráveis.

De entre o painel de oradores do Congresso destaca-se a presença de Inês Guerreiro, coordenadora da Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados, de Alice Cardoso, coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos, de Alexandre Castro Caldas, professor catedrático da Universidade Católica, de Ferraz Gonçalves, médico do IPO Porto, do presidente do Instituto S. João de Deus, José Augusto Louro, do coordenador técnico da Unidade Sócio-Sanitária de S. Juan de Dios (Barcelona), Juan Bertrán e do Conselheiro geral da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Jesus Etayo.

Em discussão durante estes dois dias estarão as actuais políticas de saúde em cuidados paliativos, o relato das experiências vividas nesta área e o salto organizacional da assistência, entre outros.

A organização do Congresso é da responsabilidade da Casa de Saúde de S. José e da Casa de Saúde de S. João de Deus. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 31 de Outubro e podem ser efectuados para o 253919000 ou através do e-mail cuidadospaliativos.vilar@isjd.pt.

Instituto S. João de Deus
O Instituto S. João de Deus foi criado a pedido da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, e os seus estatutos foram aprovados por despacho do Ministro dos Assuntos Sociais em 11 de Novembro de 1977. Posteriormente, foi enquadrado na legislação que rege as IPSS’s ficando sob a sua dependência a gestão hospitalar dos nove estabelecimentos assistenciais de que é proprietário: Casa de Saúde do Telhal (Sintra), Casa de Saúde de S. João de Deus (Funchal), Casa de Saúde de S. Rafael (Angra do Heroísmo), Casa de Saúde de S. João de Deus (Barcelos), Casa de Saúde de S. Miguel (Ponta Delgada), Hospital de S. João de Deus (Montemor-o-Novo), Casa de Saúde de S. José (Areias de Vilar) e Residência de S. João d’Ávila (Lisboa).

A intervenção do Instituto S. João de Deus concentra-se em quatro grandes domínios: na prestação de cuidados de saúde a pessoas portadoras de doença mental e a respectiva reabilitação psicossocial; na prestação de outros cuidados diferenciados de saúde; na prestação de cuidados de geriatria e de cuidados continuados e no acolhimento temporário aos sem-abrigo.

*  
*  
*  
*