Animação digital IPVC
Abertas candidaturas à Pós-Graduação em Animação Digital

Curso decorrerá na ESTG-IPVC e candidaturas podem ser apresentadas até 17 de Outubro

A aquisição de habilidades técnicas e artísticas em animação e produção digital é um dos grandes objectivos da Pós-Graduação em Animação Digital, criada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], cujas candidaturas decorrem até ao próximo dia 17 de Outubro.

Este curso inclui diversas áreas “desde a criação até à promoção, passando pelo design e efeitos especiais, nas quais serão abordadas temáticas de interesse para qualquer profissional, como por exemplo, a Animação de Personagens, Texturização e Iluminação, conjuntamente com técnicas “state of the art”, como o “Motion Tracking” em que a ESTG-IPVC “é uma instituição pioneira na sua utilização em Portugal”, revelou o coordenador da Pós-Graduação, Luís Romero.

O responsável salientou ainda que as aulas “terão um carácter eminentemente prático orientadas para os interesses dos profissionais do sector, cujo expoente final será a criação de uma pequena curta-metragem de animação digital pelos alunos”.

Os formandos irão para isso desenvolver competências nas seguintes áreas: Modelação e Animação Tridimensional, Animação Bidimensional, Produção Audiovisual, Ilustração Digital e Design de Comunicação Visual.

O curso destina-se a todos os profissionais com formação ou interesses nas áreas de animação, audiovisuais, produção digital, design, multimédia, informática, arte ou em áreas afins, ou aqueles cujo currículo académico ou profissional seja considerado relevante pelo Conselho Científico da ESTG-IPVC.

De salientar que o homem começou a contar histórias mesmo antes de começar a falar. Os desenhos nas cavernas de Lascaux ou Altamira, criados para impressionar os outros habitantes das cavernas, evoluíram para histórias que tentavam explicar os mistérios do mundo. Os egípcios, com os seus hieróglifos, deram, talvez, o maior contributo à representação visual das histórias com os seus hieróglifos que representavam temas tão variados como as actividades normais de uma sociedade altamente evoluída ou a forma de lidar com os desafios da morte.

Desde cedo se percebeu que quando uma série de imagens sequenciais são colocadas em frente dos nossos olhos, numa rápida sucessão entre as mesmas, o nosso cérebro tende a entendê-las como uma única imagem em movimento.

É claro que muito foi feito pela animação desde o início da indústria cinematográfica, marcado pelas exibições dos irmãos Lumière, até aos nossos dias mas foram as recentes inovações técnicas e artísticas que levaram a que a procura por pessoal qualificado, tanto num nível técnico como artístico, tivesse registado um aumento sem precedentes. Filmes como The Matrix, Toy Story, Shrek ou Final Fantasy impuseram a animação digital como um dos grandes vértices da indústria do entretenimento.