Academia Galega da Língua Portuguesa
Academia Galega da Língua Portuguesa em Sessão Inaugural

Iniciativa para a Comunidade Científica do Politécnico vianense conta com a estreia absoluta da obra "Deu-la-deu", em Santiago de Compostela, no dia 06 de Outubro

A Sessão Inaugural da Academia Galega da Língua Portuguesa terá lugar no dia 6 de Outubro de 2008 na Sala de Conferências do Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela (Galiza).

O programa de actos desta Sessão Inaugural para a Comunidade Científica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, conta com a estreia absoluta da obra "Deu-la-deu", protagonizada pelo novo docente da área de Música da Escola Superior de Educação deste Politécnico, o compositor Rudesindo Soutelo.

Além da participação de diversas personalidades do mundo da cultura e autoridades políticas, está confirmada a intervenção de representantes da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras, bem como a participação de escritores de diversos países de língua oficial portuguesa.

Nesta cerimónia terá ainda lugar a apresentação do primeiro número do Boletim da Academia, e a estreia de obras musicais compostas para o certame.

De salientar que a Associação Cultural Pró Academia Galega da Língua Portuguesa foi criada em Dezembro de 2007, em Santiago de Compostela. Inscrita no Registo de Associações, esta entidade está integrada por docentes, advogados, editores, investigadores, empresários e activistas da língua, e tem por finalidade principal a constituição daquela Academia.

“Sabemos que a Academia Galega da Língua Portuguesa que iniciamos pode ser um dos factores que contribuam para consciencializar os cidadãos da Galiza na sua condição de lusófonos, junto com os de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, Timor Lorosae e todos os territórios e pessoas que se estimam, unidos pela comum língua portuguesa, apesar ou justamente por gozarem culturas diferentes e complementares” referiu fonte da Associação a propósito da criação desta Academia.

“Promover o processo da normalização e naturalização do Português na Galiza de modo congruente com os usos que vigoram na Lusofonia; colaborar com outras entidades lusófonas com fins semelhantes; e assessorar os poderes públicos e quaisquer outras instituições interessadas na implementação do Português nos territórios e comunidades da Lusofonia” são alguns dos objectivos propostos pela Academia.

Do programa da iniciativa consta a Oferenda floral no Panteão de Galegos Ilustres (Igreja de São Domingos de Bonaval), logo pela manhã, às 9h30, cerimónia que conta com a interpretação do Hino do Batalhão Literário, e outras peças musicais, por Eduardo Baamonde, Servando Barreiro e José Luís do Pico.

Às 10h30, as Conferências agendadas serão protagonizadas pelos oradores João Craveirinha, escritor moçambicano, Malaca Casteleiro, Academia das Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, Academia das Ciências de Lisboa, Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta (Portugal), Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, Xoán Antón Pérez-Lema, Secretário de Relações Institucionais, Xunta da Galiza, Elias Torres, Vice-Reitor da Universidade de Santiago, José-Martinho Montero Santalha, Presidente da AGLP, momento que contará com a moderação de Ângelo Cristóvão, Presidente da Ass. Cultural Pró AGLP.

Já da parte da tarde, e através da intervenção do Presidente da AGLP será apresentado o primeiro número do Boletim da AGLP seguindo-se a inauguração das actividades da Academia, a partir das 13h00.

O programa musical, para a parte da tarde, propõe a professora Isabel Rei que interpretará “Deu-la-deu”, estreia absoluta da suite para guitarra composta por Rudesindo Soutelo em honra da Academia Galega da Língua Portuguesa, momento agendado para as 13h30.

Seguir-se-ão as obras para guitarra do espólio do escritor e compositor Marcial Valladares e a interpretação na gaita do Hino da Galiza, pelo professor Eduardo Baamonde. No Boletim nº 1 da AGLP surge publicada a versão para canto e piano do Hino da Galiza.

A recepção aos académicos na Reitoria da Universidade de Santiago, que contará com o Vice-Reitor da Cultura daquela Universidade, Elias Torres, decorrerá a partir das 17h00, momento que será enaltecido com um recital de poesia, pelo Clube dos Poetas Vivos, na Sala Nobre da Reitoria.

Às 20h30, a Igreja da Universidade de Santiago será palco da actuação do Orfeão Terra a Nosa, com repertório de música galega, portuguesa e brasileira, e a interpretação de uma obra do professor, compositor e director de orquestra, Joám Trillo.

O desfecho desta Sessão inaugural acontecerá pelas 22h00 com a ceia de homenagem aos académicos Artur Anselmo, Evanildo Bechara e Malaca Casteleiro.