Ovinos e caprinos
6º Seminário Internacional da Sub-Rede Sistemas de Produção Rede FAO-CIHEAM sobre Ovinos e Caprinos

Cerca de 150 participantes em representação de 15 países vão participar neste certame

Decorre de 15 a 17 de Novembro, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), em Ponte de Lima, o 6º Seminário Internacional da Sub Rede Sistemas de Produção – Rede FAO-CIHEAM sobre Ovinos e Caprinos. Este Seminário é organizado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N), em colaboração com Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Centro Internacional de Altos Estudos Agronómicos do Mediterrâneo (CIHEAM) e a Escola Superior Agrária do IPVC, sedeada em Ponte de Lima.

Esta iniciativa está integrada no ciclo de Seminários promovidos pela Sub-Rede FAO-CIHEAM sobre Sistemas de Produção (com uma periodicidade bianual) e decorre do envolvimento nesta Sub-Rede desde há dez anos.

Os objectivos deste seminário consubstanciam-se na abordagem dos problemas actuais e dos mais recentes avanços científicos e tecnológicos em matéria de desenvolvimento dos sistemas de produção de ovinos e caprinos, nomeadamente metodologias de análise, estratégias de desenvolvimento dos sistemas extensivos, implicações ambientais e valorização dos produtos ovinos e caprinos.

O seminário está estruturado em quatro sessões, uma das quais paralela. A sessão 1 será consagrada à avaliação dos sistemas de produção, dando-se particular ênfase à avaliação da sua sustentabilidade. Na sessão 2, será abordado o papel dos sistemas de produção de ovinos e caprinos nas áreas protegidas, enquanto que na sessão 3 se discutirá a atractividade e valorização da criação de ovinos e caprinos. Está ainda prevista uma sessão paralela sobre a aplicação da modelização na avaliação dos sistemas de produção.

Prevê-se que este evento tenha cerca de 150 participantes, oriundos de mais de 15 países.