Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Regiões
Projecto para “Qualificação Ambiental e Design Paisagístico da zona costeira de Cabedelo-Amorosa” da ESTG-IPVC aprovado em iniciativa europeia

Decorreu em Baarn (Kasteel Groeneveld), na Holanda, nos passados dia 11 e 12 de Julho, o encontro de Escolas de ensino superior europeu com projectos de participação no «Landscape and Leisure - Europe». A iniciativa é apoiada pelo Governo Holandês e contou com a presença da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], através do curso de Design Paisagístico e do Gabinete de Programas e Projectos, com a participação de representações do país anfitrião, da Alemanha, da Polónia, da Bulgária, da Lituânia e da Bélgica.

O projecto inicial, submetido pela coordenação de curso e aceite a este programa internacional, diz respeito à proposta local de «Qualificação ambiental e design paisagístico da zona costeira de Cabedelo-Amorosa», desenvolvido pelos alunos-finalistas do 3º ano daquele curso do IPVC, no âmbito da docência das disciplinas de Atelier e Oficinas II (Projecto Urbano) e de Ordenamento e Gestão Paisagística dos Espaços, com a colaboração da docência de Desenho Paisagístico.

Este trabalho de ensino por projecto obedeceu a um plano pré-definido, sendo constituído por 38 diapositivos, em PowerPoint, com um layout proposto pelos próprios alunos.

O programa de actividades constou de sessões de workshops temáticos, comunicações e debates relacionados com os projectos apresentados e os objectivos ambicionados para este programa internacional.

Neste contexto a ambição agora colocada é a mudança de escala, através da elaboração de uma proposta de mapa nacional das paisagens de lazer, pelo que se esboçou uma primeira ideia e metodologia de projecto consubstanciada no poster institucional aí entregue, intitulado «Portuguese landscapes and regions with identity», em formato A1, da autoria de Patrícia Vieira, Docente da ESTG-IPVC.
*  
*