Reabilitação
"Mexer para Melhor Viver" fomentou actividade física em idosos

Programa foi desenvolvido para idosos da vila de Melgaço pelo Curso Desporto e Lazer da Escola Superior de Educação do IPVC e pelo Centro de Saúde de Melgaço

“Mexer para Melhor Viver” foi o nome escolhido para o novo programa que pretende levar a actividade física aos mais idosos da vila de Melgaço. A iniciativa conjunta do Centro de Saúde de Melgaço e do Curso de Desporto e Lazer da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], decorreu entre os meses de Dezembro e Junho, com o apoio do Centro Paroquial de Chaviães, da Câmara Municipal de Melgaço e do Centro de Estágios de Melgaço.

Sob a coordenação de César Chaves, Docente da ESE-IPVC, os alunos do 2º ano da licenciatura em Desporto e Lazer organizaram e orientaram aulas semanais de actividade física com dois grupos de cerca de 40 idosos utentes do Centro Paroquial de Chaviães. "As actividades realizadas são traçadas de acordo com as particularidades individuais de cada utente (se é hipertenso, se tem diabetes, etc.), mas privilegiando as interacções em grupo. Desta forma é possível abranger vários aspectos essenciais ao desenvolvimento das capacidades físicas e psicológicas, mas também sociais" explicou César Chaves.

Segundo a enfermeira Paula Lira, do Centro de Saúde de Melgaço “esta é uma actividade muito vantajosa para os idosos e também para toda a comunidade. Com esta ideia, procuramos rentabilizar os recursos existentes. No início da actividade, foi feito um diagnóstico/avaliação, que nos mostrou que 81% dos idosos são hipertensos e que 42% estava com depressão.” Ainda segundo esta responsável, tem sido preocupação da sua equipa sensibilizar a comunidade para o triângulo da saúde, que contempla o exercício físico, a terapêutica e a alimentação. Saliente-se ainda que todas as aulas eram igualmente acompanhadas por profissionais ligados à Enfermagem.

Apesar de cada grupo apenas realizar uma sessão semanal, os resultados das avaliações efectuadas antes e depois do programa mostraram claramente uma melhoria significativa nas variáveis analisadas, sobretudo as relacionadas com a força, flexibilidade e depressão. Estes resultados contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida do idoso, e revelam a importância do abandono do sedentarismo em favor da adopção de um estilo de vida mais activo e saudável. Pelo que foi possível constatar, foi uma primeira experiência bem sucedida, que agradou a todos os envolvidos, mas especialmente aos idosos que nela participaram.

O “Mexer Para Melhor Viver” deverá ser retomado em Setembro/Outubro, coincidindo com o início de mais um ano escolar.

Musculação