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Marketing de Vinhos
Instituto dos Vinhos do Douro e Porto apoia Pós-Graduação em Marketing de Vinhos
Curso é lançado pela Escola Superior Agrária do IPVC

Candidaturas abrem dia 21 de Maio

É com o apoio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes [CVRVV], do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto [IVDP], da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal - [FENADEGAS]  e do Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte, que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], sediada em Ponte de Lima, vai promover uma pós-graduação em Marketing de Vinhos.

"Actualmente sente-se uma necessidade de maior conhecimento e de maior investimento em Marketing, o que na prática significa que as organizações vitivinícolas devem introduzir o marketing no cerne das suas estruturas organizativas", refere Teresa Madureira, Docente da ESA-IPVC e membro da Coordenação do Curso.

"Situada no centro do Alto Minho, esta instituição de Ensino Superior Público, assume, também, as suas responsabilidades e o seu papel na região em que se insere, criando uma Pós-Graduação (PG), que, por certo, contribuirá para a resolução de alguns condicionalismos de mercado, regionalmente localizados e identificados", considerou ainda a Coordenadora.

O facto de a presente PG ser actualmente a única acção formativa na área específica do Marketing de Vinhos, a ser proposta no nosso País, redobra a responsabilidade da ESA-IPVC, mas torna, necessariamente, o desafio mais difícil e aliciante. "A leccionação de um curso pós-graduado com estas características coloca também o nosso País em sintonia com os restantes países produtores de vinho de qualidade. Com efeito, os países que têm demonstrado uma forte dinâmica ao nível da fileira vitivinícola, apresentam normalmente formações superiores similares, registando-se grande procura por parte de técnicos, empresários, académicos e outros agentes económicos que participam ou pretendam vir a participar na fileira", salientou Fernando Nunes, igualmente Docente daquela Escola Superior e membro da Coordenação deste curso de PG.

“A presente Pós-Graduação destina-se especialmente a técnicos superiores com responsabilidades nas áreas da gestão e do marketing, que exerçam funções em organizações directamente ligadas ao sector vitivinícola. A temática desta PG apresenta-se igualmente motivadora e útil para técnicos mais vocacionados para as componentes produtiva e transformadora, e para responsáveis de empresas de consultoria, que desenvolvam, ou pretendam vir a desenvolver, trabalhos e assessoria na área específica do marketing de vinhos”, refere Sofia Rodrigues, igualmente Docente daquela Escola Superior e membro da Coordenação deste curso de PG.

“Entre os objectivos da formação encontram-se a intenção de contribuir para a resolução dos problemas de penetração em novos mercados e consolidação nos actuais mercados de produtos vínicos nacionais; desenvolver valências e conhecimento que auxiliem na resolução de problemas específicos da comercialização dos vinhos, e, em particular, dos “Vinhos Verdes” e fornecer aos formandos um corpo conceptual relevante, que permita a constituição de uma robusta matriz de conhecimento na área do marketing”, afirma Anselmo Mendes, enólogo que tem tido um desempenho marcante na recente e intensa revolução dos vinhos nacionais, e é também membro da Coordenação deste curso de PG.

Adquirir e aprofundar competências em marketing de vinhos, particularmente ao nível do desenvolvimento de estudos de mercado, que permitam compreender as estruturas de distribuição e os processos de compra ou ainda analisar exemplos de marketing de vinhos, ocorridos em Portugal e noutros países, promovendo, designadamente, uma abordagem do tipo “benchmarking” são outras metas a alcançar.

Também se pretende desenvolver, a mais longo prazo, um núcleo de conhecimento de excelência no âmbito do marketing de vinhos (envolvendo formadores, formandos e outros interessados), que possa dar respostas qualificadas a problemas e dificuldades do sector.
Esta PG funcionará com um número mínimo de 20 formandos e um número máximo de 30, ao longo de nove meses, entre Novembro de 2007 e Julho de 2008.

Anselmo Mendes, Isabel Afonso Fernando Nunes, Sofia Rodrigues e Teresa Madureira são alguns dos docentes da ESA-IPVC que participarão nesta Pós-Graduação.

De entre os convidados para os Seminários, a realizar ao longo de várias unidades curriculares desta Pós-Graduação, marcarão presença renomados oradores como Cristiano van Zeller, Director da Quinta Vale D. Maria – Douro, Javier Pérez, Director Técnico da Ruta do Viño do Ribeiro, João Paulo Martins, jornalista e crítico de vinhos, José Bento dos Santos, vice-presidente da Academia Internacional de Gastronomia e presidente da Associação Portuguesa de Gastronomia, José Serôdio, Director da ENOTECA, Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão Executiva da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Miguel Sottomayor, docente da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, Martim Guedes, da Quinta da Aveleda, entre outros.

O período de candidaturas decorrerá entre 21 de Maio e 6 de Julho 2007, na ESA-IPVC.

 

 

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