Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Planta
IPVC responsável pela formação de técnicos do projecto “Vale do Minho Digital”

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] é responsável pela formação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) que está a ser ministrada a técnicos do projecto “Vale do Minho Digital” e decisores locais.

A iniciativa decorre, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, até ao final do mês de Julho, sendo que se pretende que os formandos tenham acesso a conhecimentos em cartografia digital, informação geográfica, geomática e gestão de informação espacial.

“Os Sistemas de Informação Geográfica abrem um conjunto interessante de oportunidades nas fases de diagnóstico, gestão e promoção de espaços e actividades, no planeamento, na condução e avaliação de processos e projectos”, referiu o docente da Escola Superior Agrária do IPVC, Joaquim Alonso, salientando ainda que “a componente espacial e temporal da informação associa-se à gestão de bases de dados com vantagens relativamente à necessidade de organização, acumulação e exploração da informação como elemento central nos processos de decisão, em particular das instituições de suporte técnico-científico, político e económico-financeiro e por parte das instituições governamentais”.

Nestes últimos anos ganham relevo, pelo interesse, número e resultados potenciais e reais, os projectos de governância digital suportados em TIC e no desenvolvimento de Infra-estruturas de Dados Espaciais (IDE).

A nível nacional e regional verifica-se uma atenção e uso crescente destas metodologias como resultado do aumento de produção de informação georreferenciada, do acréscimo do número de utilizadores e dos projectos que apresentam esta base de trabalho. Em paralelo, à produção de cartografia e de dados digitais pelas entidades oficiais, as instituições com responsabilidades de definição e aplicação de políticas e monitorização de dinâmicas, a nível regional, investem de uma forma significativa em sistemas de gestão de informação geográfica.

“Neste sentido verifica-se uma expansão em torno do mercado da informação geográfica e, consequentemente, de profissionais habilitados para responder à diversidade de necessidades neste sector”, salientou Joaquim Alonso a propósito da necessidade deste curso.

*