Vinho
Curso ensina a conhecer melhor os vinhos verdes

Permitir, ao público em geral, um maior conhecimento sobre o Vinho Verde é o objectivo principal do “Curso de Introdução à Prova do Vinho Verde”, que a Associação Internacional de Estudantes de Agricultura, comité Ponte de Lima – IAAS, vai realizar no dia 6 de Junho, com início às 14:00 horas, na Sala Lagar, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), sedeada em Ponte de Lima.

”Com este curso pretende-se convidar o público em geral, a aumentar os seus conhecimentos enquanto apuram paladares e aromas. Vão ser disponibilizados, durante o curso, conhecimentos teóricos e práticos de prova organoléptica, fisiologia dos sentidos e técnicas de prova de vinho, e transmitida formação sobre a diversidade e tipicidade dos Vinhos Verdes e do Vinho Regional Minho”, referiu fonte da IAAS.

Do programa do curso conta-se a Introdução à análise sensorial de vinhos, analisando a fisiologia dos sentidos e a técnica de prova. Posteriormente efectuar-se-á uma análise sensorial de vinhos e o dia termina com um jantar com prova comentada.

O formador responsável do curso será António Luís Cerdeira, enólogo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) que contará com a colaboração de Virgílio Peixoto, técnico da ESA-IPVC.