Centro documental
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO DISPONIBILIZA DADOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA

Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC consolida-se como Centro Documental

Os Serviços de Documentação e Informação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], através da Biblioteca Barbosa Romero, além do apoio bibliográfico e documental que prestam, oferecem, actualmente, informação estatística oficial do Instituto Nacional de Estatística [INE].

O INE promove a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da actividade estatística nacional, pretendendo abordar cada capital de distrito do país no sentido de facilitar o acesso a dados estatísticos, evitando-se desta forma a deslocação forçada, a Lisboa ou ao Porto, na aquisição dos mesmos, como refere uma das técnicas que dá apoio ao ponto de acesso. “As pessoas podem assim ver facilitado a procura de informação. Pela proximidade e qualidade dos serviços surge a oportunidade de se realizarem de forma rápida trabalhos de qualidade.”

Na sequência, e após proposta da entidade de estatística, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolheu a possibilidade, reservando-lhe o soberbo espaço da Biblioteca Barbosa Romero, obra do Arquitecto Fernando Távora, considerada um ex-libris da cidade.

Em declarações ao Gabinete de Comunicação e Imagem do IPVC, a Eng. Rosa Venâncio, Vice-Presidente da ESTG-IPVC e Coordenadora da Biblioteca Barbosa Romero, confessa ser uma mais-valia para a região a oportunidade criada pela instituição em parceria com o INE, “ vemos desta forma realizado o desejo do Instituto Nacional de Estatística de encurtar distâncias, no sentido de fomentar o acesso à informação estatística.”

Privilegiados por condições excepcionais desde Março de 2005, os interessados poderão então, com a ajuda de técnicos qualificados, recolher os dados estatísticos que necessitem, em formato electrónico ou impresso, bem como esclarecer qualquer duvida através de uma linha telefónica com acesso directo ao Núcleo de Pesquisa de Informação do Instituto Nacional de Estatística.

Após notável solicitação, essencialmente por parte de estudantes e docentes do ensino superior, o serviço pretende incitar a generalidade dos públicos, disponibilizando-se diariamente entre as 9 e as 22 horas.