Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho foi criado

Instituto Politécnico de Viana do Castelo integra este Centro

Nove instituições assinaram na passada Quinta-Feira, 01 de Março, na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a escritura de constituição da associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho. Nesta cerimónia, para além dos restantes intervenientes, esteve presente o Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Doutor Carlos Rodrigues.

A associação, com sede em Arcos de Valdevez , tem por objecto a construção, gestão e exploração do Centro de Incubação de Base Tecnológica, bem como a criação de condições para o desenvolvimento de planos de negócios de empresas e o acolhimento de projectos de investigação e desenvolvimento.

Em termos concretos, uma das metas desta iniciativa passa por incubar 10 unidades oficinais da área industrial [manutenção industrial; moldes e injecção de plásticos; mecatrónica; manutenção de hardware] e, no âmbito dos serviços, oito gabinetes, cuja abrangência passará por áreas como conteúdos multimédia e produção de software; tecnologias de ensino de formação a distância; telemanutenção de infra-estruturas: água, saneamento, energias; desenho CAD/CAM e CNC; tecnologias de ambiente; tecnologias de viticultura e enologia e tecnologia e segurança alimentar.

Este projecto, que significa um investimento de 3,5 milhões de euros [2,6 milhões de comparticipação PRIME], visa apoiar os empreendedores dos sectores industriais e de serviços na preparação e desenvolvimento dos seus projectos inovadores. Num edifício multi-funcional será disponibilizado a cada empresa, por três anos, espaço, equipamento e um conjunto de serviços de gestão e de tecnologia avançados.

Para o presidente da autarquia, Francisco Araújo, trata-se de uma entidade suportada por instituições que estão ou que actuam no território, que será um “suporte para fazer germinar novas ideias, novos negócios” e que oferecerá um serviço ao tecido empresarial da região. A congregação e o trabalho conjunto do município e de instituições de ensino, quer superior, quer profissional, e de cariz empresarial, permitirão dar corpo a este projecto, que ganhará com esta complementaridade, considerou o autarca. O Centro de Incubação de Base Tecnológica é “uma ideia com muitos anos”, mas que só agora foi possível concretizar. Para Francisco Araújo, “já não estamos na periferia, mas no centro de uma região transfronteiriça dinâmica, com muitas potencialidades”.

Em conjunto com o Município de Arcos de Valdevez constituem a referida entidade o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho [CEVAL], o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica [CENFIM], a empresa COINDU, a Escola Profissional do Alto Lima [EPRALIMA], a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca [ACIAB], a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal [AIMMAP] e a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima [ARDAL].

Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez