Oficina Cultural
Beleza e Glamour no desfile de peças de Ourivesaria

A beleza e o glamour marcaram o desfile de peças de ourivesaria promovido pela Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC]. Com várias centenas de pessoas a encherem o Centro Académico (sedeado no antigo quartel do BC9, actualmente também edifício dos Serviços de Acção Social [SAS] do da Instituição), vários modelos desfilaram envergando 30 jóias desenhadas pelos alunos de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC. No final várias vozes, inclusive de profissionais presentes, ecoaram uma ideia comum: “são peças de uma rara beleza e extremamente inovadoras”.

O desfile das peças foi acompanhado por momentos criativos e originais neste tipo de evento. A música clássica, a tradicional e a africana fizeram-se ouvir na passagem, assim como a beleza das jóias foi acompanhada pelas das palavras com récitas de poemas. O guarda-roupa foi da responsabilidade do conceituado modelo, Mário Franco.

Recorde-se que as peças de ourivesaria foram criadas no âmbito do projecto Nuance, desenvolvido pelo Curso de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC, numa parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e com a Associação de Ourives da Póvoa de Lanhoso.

Em conferência de imprensa, realizada antes do evento, o presidente do IPVC, Rui Teixeira, enfatizou o papel dos alunos: “o sucesso da instituição revê-se no sucesso dos nossos alunos”, disse salientando que os trabalhos apresentados “irão estar presente na Porto Jóia, um das maiores mostras europeias de ourivesaria”, o que demonstra a “qualidade das peças apresentadas”. No total, estão envolvidos neste projecto 28 alunos, quatro docentes e sete ourives da Póvoa de Lanhoso que produziram as pelas desenhadas pelos formandos.

Segundo referiu o coordenador do projecto, Ermanno Aparo "o surgimento de novas linhas de design para peças de filigrana produzidas pelos ourives de Póvoa de Lanhoso é o objectivo do projecto". Pretende-se assim fortalecer "o papel da ESTG do IPVC, como uma instituição de Ensino de Design presente no território, que tem como missão a formação e a investigação, entre outras, e que pretende ser um factor de incentivo para o desenvolvimento do sector produtivo local".

Este projecto é de “extrema importância para os profissionais, devido à diminuição de vendas no sector. Perante o cenário actual, a inovação, as novas propostas e ideias que possam contribuir para o incremento da actividade, são fundamentais para os ourives”, disse, a propósito, o presidente da Associação de Ourives da Póvoa de Lanhoso, Manuel Sousa. O director do Museu do Ouro de Travassos revelou que "existem cerca de 70 oficinas de ourives na Póvoa de Lanhoso que têm sido afectados pela crise económica que afecta o país o que tem levado o museu a apoiar diversos programas como o Nuance, pois pode permitir o surgimento de novas peças e novos produtos".

A mostra de peças de ourivesaria marcou o encerramento da exposição “Design de Excelência - 10 anos de Design no IPVC” que constituiu uma pequena mostra de trabalhos de designers, antigos alunos dos Cursos de Design do Produto e Paisagismo desta instituição, muitos deles premiados no nosso país e internacionalmente, estando inseridos no mercado do trabalho em entidades ou em empresas criadas por si ou como freelancers, sendo que foram seleccionados trabalhos, procurando abordar as múltiplas vertentes do design: produto, equipamento, comunicação, webdesign, vestuário, entre outras.

No menu lateral à direita desta página, poderá visualizar breves momentos do desfile.