Ciência aplicada
“Aqui Há Ciência”, mostra de ciência aplicada vai decorrer na ESTG-IPVC

Um conjunto de actividades demonstrativas, a decorrer de 15 a 18 de Maio, dedicadas aos alunos das escolas básicas e secundárias, em que os participantes terão oportunidade de visualizar e interagir com experiências que demonstram conceitos científicos ou aplicações da ciência, marcam um dos pontos altos da iniciativa “Aqui Há Ciência”, mostra de ciência aplicada, que decorrerá na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC]. No dia 9 de Maio realiza-se uma série de seminários que juntarão à mesa diversas empresas.

“A mostra pretende dar a conhecer ao público algumas aplicações da ciência no nosso dia-a-dia e motivar os mais novos para o estudo das ciências”, disse a propósito Rita Ferreira, da Organização desta mostra e Docente da ESTG-IPVC.

Nas acções demonstrativas, esperam-se centenas de alunos das escolas secundárias da região. Já foi confirmada a presença da Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, (Viana do Castelo), Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo), Agrupamento Vertical de Escolas do Território Educativo de Coura, Agrupamento de Escolas de Lamaçães (Braga), Externato Maria Auxiliadora (Viana do Castelo), entre outras. Durante a mostra haverá uma exposição permanente constituída por painéis explicativos e módulos expositivos.

Ainda englobado na iniciativa “Aqui Há Ciência”, mostra de ciência aplicada, conta-se um conjunto de seminários, a realizar no próximo dia 9 de Maio, que terão a participação de diversas empresas, como a ENERCON e a HOVIONE. “Os seminários são de entrada livre e destinados ao público em geral. Dada a variedade e o interesse dos temas apresentados, espera-se um elevado número elevado de participantes, entre alunos e participantes exteriores à comunidade da ESTG”, salientou também Rita Ferreira. Os participantes terão direito a um certificado de presença.

Entre os oradores convidados, destaca-se a participação do Eng. Francisco Laranjeira (ENERCON), o Dr. João Esteves (Câmara Municipal de Arcos de Valdevez), Doutor Marco Gil (HOVIONE), o Eng. Vítor Lemos (SMSB VC), entre outros. Será também incluída uma apresentação do laboratório de análises da UMA/IDEALQ, laboratório que presta serviço à comunidade no âmbito das análises Microbiológicas e Físico-Químicas.

Este evento conta com o apoio do CEVAL - Conselho Empresarial dos Vales de Lima e Minho e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

“A mostra é financiada pela Agência Ciência Viva, no âmbito do programa "Apoio a Iniciativas de Promoção da Cultura Científica e Tecnológica". A ESTG-IPVC, através do sub-grupo de Química, decidiu candidatar-se a este programa, propondo um evento que atraísse tanto o público mais jovem, para o qual orientou as acções demonstrativas, como para o público adulto, ao qual destinou uma sessão de seminários”, referiu ainda a responsável pela organização, Rita Ferreira.