IPVC FOI O POLITÉCNICO DO PAÍS QUE REGISTOU MAIOR TAXA DE CRESCIMENTO EM 2006

Instituição registou uma ocupação de 70% das vagas disponibilizadas com diversos cursos a preencherem todos os lugares disponíveis

Rui Teixeira, Presidente do IPVC, considera os resultados uma enorme conquista em tempos de crise no ensino superior, fruto do trabalho de todos e uma grande afirmação da região

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] foi a instituição do ensino superior politécnico que maior taxa de crescimento registou em 2006. Segundo dados da Direcção Geral do Ensino Superior [DGES] o aumento de colocações de alunos cifrou-se em 51,5% em relação ao ano passado.

O IPVC registou uma taxa de ocupação de vagas disponibilizadas de 70% (em 2005 a percentagem foi de 47%) o que o coloca acima da média nacional - que foi de 65% - com um resultado que deixa a instituição entre as melhores posições no ranking do ensino superior.

Para o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, os resultados agora anunciados significam “uma enorme conquista em tempos de crise no ensino superior, fruto do trabalho de todos e uma grande afirmação da região”.

Rui Teixeira salienta ainda que o crescimento registado “é o produto da estratégia que vem sendo seguida nos dois últimos anos na ligação do IPVC com a região, procurando uma presença constante e expressiva nas questões do seu desenvolvimento; da renovação da oferta formativa, concomitante à implementação do Processo de Bolonha, e da abertura da instituição ao tecido social, cultural e produtivo, permitindo que fossem melhor visionadas as competências instaladas nesta instituição de ensino superior e formação. A região conhece hoje as nossas competências e áreas de excelência, reconhece a nossa permanente disponibilidade para as suas causas e das suas pessoas, sabe que pode contar connosco, sabe que estimamos os nossos alunos e que vivemos a permanente preocupação do aumento da qualidade do produto formativo que lhes proporcionamos. Por tal, prefere-nos”.

Os cursos de Biotecnologia, Enfermagem Veterinária, Engenharia do Ambiente (Escola Superior Agrária); Desporto e Lazer, Professores do Ensino Básico na variante de Educação Física, Educação Social Gerontológica (Escola Superior de Educação); Enfermagem (Escola Superior de Enfermagem); Design do Produto, Engenharia Alimentar, Gestão e Turismo (Escola Superior Tecnologia e Gestão) registaram uma taxa de 100% de ocupação das vagas disponibilizadas.

Com taxas superiores à média nacional surge ainda o curso de Educação de Infância da Escola Superior de Educação com um valor de 87,5 por cento de colocações.

Ainda da análise dos dados fornecidos pela DGES, realce para os bons resultados alcançados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, na Escola Superior Agrária cujos cursos ministrados têm grande dificuldade de implementação a nível nacional, e ainda na Escola Superior de Educação.

Também os novos cursos que surgiram pela adaptação ao processo de Bolonha tiveram excelentes taxas de ocupação de vagas.

Aos resultados agora divulgados, que demonstram o interesse pelo ensino ministrado no IPVC, acresce o facto de ainda este ano um relatório do Ministério do Ensino Superior ter revelado que o IPVC se encontra no 1º lugar do ranking nacional dos Institutos Politécnicos, públicos e privados, no que concerne a média de eficiência de sucesso do Ensino Superior.