IPVC reestrutura a sua oferta formativa

As Escolas Superiores do IPVC submeteram a aprovação, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a adequação das actuais licenciaturas bietápicas segundo o modelo de Bolonha. Este modelo de ensino superior substitui um ensino essencialmente baseado na transmissão de conhecimentos por um ensino baseado no trabalho dos alunos e na efectiva aquisição de competências.

Adequação das Licenciaturas (a aguardar aprovação ):(1)

Engenharia do Ambiente [ESA]
(em substituição de: Eng. do Ambiente e dos Recursos Rurais)

Engenharia Agronómica: Ramo de Espaços Verdes [ESA]
(em substituição de: Eng. Agrária - Ramo Hortícola e Paisagista)

Engenharia Agronómica: Ramo De Zootecnia [ESA]
(em substituição de: Eng. Agrária - Ramo Agro-Pecuária)

Gestão Agro-Alimentar [ESA]
(em substituição de: Eng. e Marketing Agro-Alimentares)

Engenharia Informática [ESTG]
(em substituição de: Eng. e Sistemas de Informação)

Distribuição e Logística [ESCE]
(em substituição de: Distribuição e Logística)

Informática de Gestão [ESCE]
(em substituição de: Informática Empresarial)

As Escolas Superiores de Educação (Viana do Castelo) e a Escola Superior Agrária (Ponte de Lima) do IPVC submeteram, ainda, a aprovação(2), propostas de novos cursos de Licenciaturas, também estruturados segundo o modelo de Bolonha que, sendo homologados, poderão igualmente entrar em funcionamento no próximo ano lectivo:

Novas Licenciaturas

• Biotecnologia [ESA]
  • Enfermagem Veterinária [ESA]
  • Estudos Artísticos e Culturais [ESE]
  • Educação Social e Gerontológica [ESE]

A Escola Superior de Educação do IPVC, para além dos três Mestrados que tem disponíveis, submeteu, também, a aprovação(2), o Mestrado em Educação com as seguintes especialidades:

Mestrado em Educação , especialidades de…

• Didáctica da Língua Portuguesa
  • Didáctica das Ciências
  • Educação Artística
  • Aprendizagem, Desenvolvimento e Inovação Educacional
  •

(1), (2) e (3) A aguardar aprovação da Direcção Geral do Ensino Superior para entrar em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007, em conformidade com os Princípios do Acordo de Bolonha.

Cursos Superiores