IPVC no topo das Instituições de Ensino Superior de sucesso

Relatório do Ministério do Ensino Superior revela que o IPVC se encontra no 1º lugar do ranking nacional dos Instituto Politécnicos, públicos e privados, no que concerne a média de eficiência de sucesso do Ensino Superior.

Após ter solicitado a avaliação do Ensino Superior em Portugal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior [MCTES] encontra-se a preparar um Background Report para o submeter à apreciação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico [OCDE]. O resultado daquele relatório estará concluído em Dezembro, encontrando-se neste momento em Portugal uma equipa da OCDE para analisar algumas Instituições de Ensino Superior do país.

A necessidade deste procedimento advém do facto de Portugal se encontrar no grupo dos Países Europeus com maior número de jovens que abandonam os cursos superiores em que ingressaram, o menor número de adultos que investe em formação ao longo da vida e o menor número de Docentes que aposta em graus de Doutoramento.

A contrariar aquelas taxas de abandono que se verificam em Portugal surge o IPVC no topo das instituições mais eficientes, com os melhores resultados dos estudantes nas Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados, comparativamente aos restantes Institutos Politécnicos do País, segundo os dados de 2004, o que se repercutirá no financiamento concedido pelo MCTES, já que este prevê ter como critério uma nova variável: a média de eficiência destas instituições. Além do número de alunos inscritos, será tido em conta o número de alunos que abandonaram este Ensino e o número de Diplomados.

Esta é mais uma prova de que o IPVC caminha, a passos largos, para a excelência do seu Ensino.