Nuance
A filigrana em Design - Projecto "Nuance"

O projecto “Nuance” será apresentado no próximo dia 14 de Dezembro de 2006, pelas 11h15, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC].

Este projecto, fruto da colaboração entre a ESTG-IPVC, o Museu do Ouro de Travassos, a Associação dos Ourives da Póvoa de Lanhoso e em parceria com a Câmara Municipal de Povoa de Lanhoso, tem como objectivo o desenvolvimento de projectos no âmbito da filigrana.

Um grupo de estudantes, conjuntamente com alguns docentes desta Escola Superior, desenvolverá projectos no âmbito da joalharia, com o objectivo de conduzir a tradição milenar da filigrana para as novas formas contemporâneas por meio da ferramenta do Design.

Durante seis meses (duração do projecto) discentes e professores trabalharão ao lado de ourives da Póvoa de Lanhoso fortalecendo o papel da ESTG de Viana do Castelo, como uma instituição de Ensino de Design presente no território, que tem como missão a formação e a investigação, entre outras, e que pretende ser um factor de incentivo para o desenvolvimento do sector produtivo local.

Destaca-se que na apresentação do projecto estarão presentes os representantes de todas as entidades envolvidas no projecto.