Paredes de Coura: centenas visitaram a tenda tecnológica do IPVC

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] participou, pela primeira vez, num dos mais importantes Festivais de Verão em Portugal, o Festival de Paredes de Coura que se realizou entre 14 e 17 de Agosto, através da disponibilização de soluções tecnológicas de telecomunicações que permitiram aos visitantes a ligação à Internet em banda larga.

Nas primeiras horas do festival de Paredes de Coura mais de uma centena de festivaleiros passaram pela tenda tecnológica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC]: “este tipo de infra-estruturas era algo que estava a faltar nos festivais de Verão” considerou, António Jaques, designer e responsável pela logística do IPVC no festival. “Logo que as portas se abriram foram muitos os que se aproximaram da tenda para serem esclarecidos sobre o seu funcionamento. Curioso foi que muitos dos que vieram eram pessoas que tiraram umas folgas no trabalho para virem a Paredes de Coura e que, no entanto, não abdicaram de ler um mail que aguardavam, ou de consultar informações pertinentes para a sua profissão”, revelou António Jaques. “Foram surpreendidos com esta inovação pioneira levada a cabo pelo IPVC e reconheceram que este era um espaço que faltava aos festivais de Verão”, acrescentou ainda António Jaques. Segundo este responsável pelo espaço, o IPVC assegurou ainda a rede para a sala de imprensa do festival e a rede de Internet para a produção do festival. “Só para a sala de jornalistas montámos uma rede wireless com capacidade para 300 profissionais, para além de assegurarmos toda a manutenção a nível de sistemas informáticos”, salientou.

No total foram distribuídos 15 computadores por Paredes de Coura, sendo que na tenda tecnológica os serviços tiveram o apoio de alunos deste Instituto. A este espaço acorreram cerca de 700 pessoas durante todo o festival.

Esta colaboração entre o IPVC, a Federação Académica do IPVC e a organização do Festival de Paredes de Coura resultou de um protocolo firmado entre estes parceiros, pela primeira vez, este ano, esperando-se a continuidade deste projecto nos próximos Festivais.

TV Viana on-line em entrevista ao IPVC no Festival de Paredes de Coura 2006
Ver vídeo