Nuance
Alunos da ESTG vão criar novos designs para filigrana da Póvoa de Lanhoso

Um total de 29 alunos e seis docentes do curso de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], irão desenvolver outros tantos projectos "que aliam as novas tendências à tradição do artesanato", referiu o coordenador do projecto Ermanno Aparo.

Segundo este responsável, que falava para a comunicação social, à margem da apresentação do projecto realizada naquela escola, no passado dia 14 de Dezembro, "o surgimento de novas linhas de design e peças de filigrana produzidas pelos ourives de Póvoa de Lanhoso é o objectivo do projecto".

Este projecto vem assim fortalecer "o papel da ESTG de Viana do Castelo, como uma instituição de Ensino de Design presente no território, que tem como missão a formação e a investigação, entre outras, e que pretende ser um factor de incentivo para o desenvolvimento do sector produtivo local".

No caso concreto deste projecto a ourivesaria pode "valorizar-se através das novas propostas a serem apresentadas nesta área que é um símbolo importante da região e de Portugal", disse ainda Emanno Aparo, salientando que "durante os seis meses de duração do projecto os alunos irão trabalhar ao lado de cerca de 30 ourives da Póvoa de Lanhoso".

O novo projecto será desenvolvido em parceria com o Museu do Ouro de Travassos, a Associação dos Ourives da Póvoa de Lanhoso e com a Câmara Municipal de Povoa de Lanhoso. Sobre o projecto, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, congratulou-se com o projecto, durante a sua intervenção na cerimónia: "vejo com agrado o desenvolvimento deste projecto que vai de encontro ao plano da Câmara Municipal de dinamizar o papel da filigrana, de forma a que Póvoa do Lanhoso seja cada vez mais conhecida como sendo a terra do ouro". "Espero que este projecto possa contribuir para o desenvolvimento da economia local, nomeadamente revitalizando o sector da ourivesaria que passa por momentos menos bons", disse ainda a vereadora.

Também presente na cerimónia de apresentação do "Nuance" esteve o director do Museu do Ouro de Travassos que revelou que "existem cerca de 70 oficinas de ourives na Póvoa de Lanhoso", embora "devido à crise económica que afecta o país, e concretamente este sector da actividade económica, algumas dessas unidades têm a sua actividade temporariamente suspensa". Tal facto tem levado o museu a apoiar diversos projectos como o "Nuance", pois pode permitir o "surgimento de novas peças e novos produtos pode contribuir para a melhoria da situação da ourivesaria".

O Nuance dá seguimento a um projecto anterior, "Memória do futuro", desenvolvido ao longo do primeiro semestre e que permitiu que os alunos desenvolvessem, com quinze artesão de vários concelhos, projectos de design aplicados a peças de artesanato, como nos Caretos de Podence, nos bordados do Vale do Sousa, em lenços de namorado, ou ainda em outros materiais como a cestaria, o metal e prata, ou mesmo na olaria e na tecelagem.

Slide show de teste
ALT 1 aLT2 ALT3 ALT4 ALT 5