O Projecto GENER é um projecto transfronteiriço que tem como principal objectivo a redução da factura energética das Pequenas e Médias Empresas [PME] através de uma melhor gestão energética e maior eficiência energética, assim como a divulgação de boas práticas para a indústria em termos de utilização da energia. Este Projecto, coordenado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo pelo Eng.º Duarte Alves, Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG], tem a Jornada de Apresentação Oficial agendada para o próximo dia 27 de Junho, em Vigo.

Este Projecto surgiu a partir da ideia de fomentar nas empresas do espaço de cooperação Norte Portugal - Galiza, a implementação de sistemas e procedimentos de consumo de energia mas racionais.

As principais acções do Projecto são as seguintes:

Sensibilização e Informação: Consciencialização dos custos económicos e ambientais associados a uma má gestão de energia e tomar conhecimento da existência e utilidade dos sistemas de auditoria da eficiência energética, para um posterior desenvolvimento de soluçõespráticas que permitam a diminuição de custos e o aumento do rendimento energético em PME.

Formação: que as empresas aprendam a valorizar os custos e benefícios associados ao consumo de energia, às estratégias de uma gestão sustentável da energia e aos modelos

Cartaz Projecto GENER

eficientes de consumo energético. Adicionalmente, serão formados Gestores/as Energéticos/as que irão incorporar a filosofia do projecto à própria gestão da parceria.

Consultoria: Apoiar e acompanhar as empresas na fase de toma de decisão para a implementação dos modelos mais eficientes de gestão de energia, utilizando para tal a ferramenta informática que será desenvolvida para esse fim.

Ver Programa

Entidades co-Financiadoras e Promotoras do Projecto