Finicia
PROJECTO FINICIA

FINICIA: IPVC no apoio a projectos inovadores dos seus alunos e docentes

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] foi convidado pelo IAPMEI – (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) a participar na plataforma FINICIA - Minho, que resultou na assinatura de um protocolo no passado mês de Julho. Com o aparecimento deste projecto o IPVC pretende fomentar o empreendedorismo, tema de enorme importância estratégica para a instituição, numa forte e contínua aposta junto da sua comunidade académica, entre alunos e docentes, por forma a potenciar o aparecimento de spin off académicos, complementando o trabalho já desenvolvido noutros projectos, nomeadamente o Limacria e de outros em fase de implementação como o OTIC.

O Programa FINICIA constitui um novo programa de apoio à criação de empresas que o IAPMEI acaba de lançar. Desta vez o objectivo de fundo prevê o aproveitamento de projectos inovadores, disponibilizando financiamento para o arranque de novas empresas. Com o IPVC encontram-se já a colaborar mais dez entidades para o desenvolvimento de um projecto-piloto, sendo que esta instituição terá como responsabilidade a sua coordenação.

A parceria, constituída por instituições de ensino e sociedades empresariais conta com a PME, Capital – Sociedade Portuguesa de Capital de Risco, a SGPME - Sociedade de Capital de Risco; a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, a Associação Industrial do Minho, PME – Portugal, Associação Nacional dos Jovens Empresários, Spinvalor, Tecminho – Associação Universidade Empresa e o IAPMEI.

Desenvolvido em três vertentes, o Programa FINICIA prevê o apoio a negócios emergentes de pequena escala – EIXO II – sendo esta a vertente em que o IPVC terá a sua participação. A intervenção dos actores neste processo aborda alguns princípios gerais de colaboração entre a entidade gestora do FINICIA e a entidade dinamizadora, que no caso será representada pelo IPVC. Através deste projecto PILOTO, o IPVC pretende apoiar e orientar os alunos que pretendam ingressar numa vida empresarial. Analisando as propostas de criação de empresa, o IPVC poderá contribuir com a melhor orientação. Estão previstas várias fases para a apresentação de projectos. Na 1ª fase, intitulada de Detecção e Estruturação de Ideias, deverá determinar-se o potencial da ideia-projecto para criar valor. Sequentemente, a ideia será consubstanciada num plano de negócios. Já na 2ª fase – Avaliação de Ideias em que os produtos/serviços contemplados, o mercado, a estratégia da empresa, os riscos e contingências são aspectos que terão especial enfoque de análise pela equipa de gestão designada para o efeito. A 3ª fase prevê a Decisão de Financiamento, a 4ª o Acompanhamento (desnvolvimento de um plano de actividades, etc.) e a 5ª e última fase, o Desinvestimento.

O FINICIA é um programa que terá como suportes financeiros o Fundo de Sindicação de Capital de Risco (FSCR) e o Fundo de contra garantia Mútuo (FCGM), capitalizados com dotações do Prime (Programa de Incentivos à Modernização da Economia), bases de estruturas públicas.

Para negócios emergentes e de pequena escala são disponibilizados dois produtos de financiamento: o microcrédito (financiamento até 25 mil euros e destinado exclusivamente a microempresas até nove trabalhadores) e o microcapital de risco para iniciativas no âmbito do fomento do espírito empreendedor, em particular as oriundas do meio académico, cujo investimento no arranque não exceda os 50 mil euros.

Prevê igualmente apoios a negócios emergentes de pequena escala, com financiamentos até 100% em projectos até 25 mil euros e até 90% em projectos até 45 mil euros. Por outro lado, serão apoiadas iniciativas empresariais de interesse regional até 100% em investimentos no máximo até 45 mil euros.