Educar sem fronteiras
Exposição “Educar sem Fronteiras” em Paredes de Coura

O Programa "Educar sem Fronteiras" estará integrado, na presença do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], no Festival de Paredes de Coura, que se realiza de 14 a 17 de Agosto, uma iniciativa que surge pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento [GEED] na área da cooperação. A partir de uma mostra de alguns dos seus trabalhos, um SPOT informativo e a distribuição de alguns elementos de divulgação deste programa de cooperação e internacionalização  com os países do sul, ressalta  a importante ligação entre o IPVC e as realidades destes países, numa demonstração de compreensão pelas questões do desenvolvimento.

A Exposição, que terá lugar naquele Festival, nasce dos trabalhos realizados no âmbito do Programa de Cooperação Internacional “Educar sem Fronteiras”. A Escola Superior de Educação [ESE] do IPVC é responsável pela implementação deste Programa, em articulação com vários parceiros nacionais e locais, sejam eles ONG, Ministérios, Câmaras Municipais e associações locais.

Vindas de contextos tão variados e complexos, as imagens testemunham os quotidianos e as práticas da educação e cooperação para o desenvolvimento local. Desde o interior de Angola (províncias de Malange e Huambo afectadas pela guerra) e da Guiné-Bissau (região de Gabú), passando por Cabo Verde (interior da ilha de Santiago), pelo Sri Lanka (no quadro do pós-tsunami) e por Viana do Castelo (“Campanha Global para a Educação”), tenta-se revelar uma forma de ver e entender uma parte do mundo que se abre a quem envereda pelos caminhos da cooperação para o desenvolvimento, quer como técnico, quer como voluntário.

Interessa também suscitar a reflexão sobre o “outro” e sua maneira de ver o mundo, fazendo-nos, ao mesmo tempo, redescobrir e repensar a nossa sociedade e a nossa educação. Neste sentido, algumas imagens são, propositadamente, uma homenagem àqueles que, nas suas comunidades, vão, cada dia, conseguindo que a educação e saúde se afirmem como um direito básico.

Que elas possam servir para construir novas pontes para o conhecimento e para a compreensão de outras culturas e que, ao educarmos sem fronteiras, se alargue e enriqueça o nosso sentir o mundo!

Ver Cartaz