Derrete o chip
SINGULAR CAMPEONATO DE MATEMÁTICA "DERRETE O CHIP" DECORREU NA ESTG-IPVC
“Divertir-se pensando” foi o lema do campeonato - Resultados já foram apurados

“Divertir-se pensando” foi o lema que se aplicou a quem participou no Campeonato “Derrete o Chip”. Promovido pelo subgrupo de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], este campeonato, realizado no âmbito daquela área curricular e que contou com 26 participantes, decorreu ao longo do passado ano lectivo, de Março a Junho, tendo sido agora divulgados os resultados finais.

O objectivo principal do subgrupo de Matemática, segundo Isabel Araújo, responsável do subgrupo, "era o de promover o desenvolvimento do raciocínio, indispensável na vida e, em particular, na Matemática." Referiu ainda que “pretendeu-se com este concurso, para além do seu carácter didáctico-pedagógico, que todos participassem de uma maneira divertida, mas ao mesmo tempo num espírito competitivo, já que aos melhores deste campeonato, os que “derreteram o chip”, serão atribuídos prémios surpresa", e acrescentou que “tal iniciativa deveu-se à dedicação de três elementos do subgrupo de Matemática, Francisco Miranda, Sónia Dias e Joana Pires que ao longo de todo o campeonato se entusiasmaram com a receptividade dos participantes, tendo sido sem dúvida uma boa equipa organizadora".

Francisco Miranda, Docente da ESTG-IPVC e membro do subgrupo de Matemática, referiu que “o campeonato estava aberto à participação não só dos alunos da nossa comunidade académica, IPVC, mas também a alunos de outras instituições de ensino superior, bem como a restantes cidadãos interessados, portugueses e estrangeiros". Disse ainda que “o campeonato era composto por três frentes, sendo a primeira atribuída a alunos da ESTG-IPVC, a segunda a alunos de qualquer Instituição (portuguesa ou estrangeira) e a terceira frente a qualquer participante (português ou estrangeiro).”

"A Matemática, tal como foi provado, pode proporcionar momentos de convívio e discussão interessantes e era precisamente o que esperávamos que acontecesse a quem se aventurou a participar", mencionou ainda Sónia Dias, igualmente Docente da ESTG e membro do mesmo subgrupo de Matemática.

O campeonato, que esteve disponível na página do subgrupo de Matemática, desenvolveu-se em torno de sete "Desafios" disponibilizados quinzenalmente e consistia em resolver os problemas matemáticos propostos, numa plataforma de e-learning . A resolução (e não apenas os resultados) dos desafios tinha que ser enviada num prazo máximo de 10 dias, a partir do dia em que os mesmos eram divulgados. A melhor resolução era divulgada, com o consentimento do autor, em cada quinzena. O grau de dificuldade dos desafios compreendia diferentes níveis, entre 1 e 4, por ordem crescente do mesmo e, em cada quinzena, eram colocados 2 desafios com diferentes níveis (podendo o concorrente entregar a resolução de apenas um deles). No entanto, "a participação neste campeonato não exigia a obrigatoriedade da resolução dos desafios em todas as quinzenas" salientou Francisco Miranda, Docente da ESTG-IPVC e membro do subgrupo.

A pontuação era atribuída mediante o grau de dificuldade de cada desafio (exemplo: um desafio de nível 2 teria a pontuação de 2 pontos). "Em caso de empate, o desempate seria solucionado considerando os seguintes pontos por ordem decrescente: 1º Número de resoluções publicadas; 2º Data de envio da resolução" disse ainda Francisco Miranda.

“O regulamento do concurso previa que um aluno da ESTG-IPVC competisse nas três frentes, dado que preenchia os requisitos das mesmas e que um aluno de qualquer outra Instituição competisse nas frentes 2 e 3. Relativamente aos restantes participantes, os que não fossem alunos, estes só podiam competir na frente 3. Os desafios eram os mesmos em todas as frentes. No final do campeonato seriam apurados os três melhores classificados (o primeiro de cada frente)”, referiu Sónia Dias.

“Foi sem dúvida um período entusiasmante, quer na escolha dos desafios quer na análise das diferentes propostas de resolução” comentou ainda Sónia Dias, referindo que “ os vencedores das diferentes frentes foram Leandro Gonçalves - Frente 1, Daniel Miranda - Frente 2, Sérgio Silva - Frente 3.

Todos os participantes receberão o diploma de participação e aos vencedores será atribuído um prémio de 1º lugar. "Aprender e divertir-se competindo, foi sem dúvida o maior ensejo da concretização deste campeonato", comentou por fim Isabel Araújo. Foi assim a hora de "Derreter o Chip"!