Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Pato e kiwi  
Concurso Gastronómico da ESA deliciou e encantou!  

O XI Concurso Gastronómico “Pato e Kiwi do Entre Douro e Minho” que decorreu na noite do passado dia 12 de Julho deliciou e encantou todos os que se inscreveram para participar naquele que constituiu um convívio sem igual: todas as unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] estiveram representadas, desde os Serviços de Acção Social [SAS], passando pela Presidência e Serviços Centrais até às diferentes Escolas Superiores dos demais cantos Alto Minho tos em que o IPVC se encontra também representado: Viana do Castelo e Valença deslocaram-se a Ponte de Lima, para aquele que seria um jantar a prometer muitas surpresas!

Ponte de Lima esteve ao rubro: o Convento de Refóios, edifício da Escola Superior Agrária [ESA], na sua imponente mística, conferida não só pela traça antiga daquela construção, mas também pela iluminação montada especialmente para o jantar e, ainda, a magnificência da paisagem em que se encontra enquadrado o antigo Convento, um verdadeiro paraíso conferido pela mãe natureza verdejante, teve lotação esgotada e inscrições em lista de espera!

 

A iniciativa registou uma presença superior a 300 pessoas e teve como principais objectivos, promover o consumo e apostar na excelente qualidade de produtos agro-pecuários regionais, tendo ainda como preocupação mostrar que existem múltiplas formas de preparar o pato. A escolha deste tema prende-se com a difusão da apetência da carne de pato para a gastronomia, em paralelo com o kiwi, que nos últimos anos registou um significativo aumento de produção na região de Entre Douro e Minho, associado ao consumo deste fruto tropical, contribuindo assim para a sua valorização inserindo-se no ciclo gastronómico. Para além dos objectivos citados, de referir ainda o convívio que esta iniciativa proporcionou, e a preocupação da Escola pelo Marketing Agro-Alimentar.

A ementa rica em produtos biológicos, fez as delícias de todos quantos se deslocaram para saborear o precioso jantar confeccionado pela equipa do refeitório dos SAS do IPVC e pelas diferentes equipas concorrentes neste Concurso Gastronómico. Num total de 11 equipas, os prémios atribuídos não contemplaram nenhuma das equipas em 11º lugar. O Júri decidiu seleccionar várias equipas para o 4º lugar que contemplavam docentes e alunos. O 1º prémio que levou a concurso, “Pato com ervas aromáticas”, foi arrecadado pela equipa constituída pelas Vice-Presidentes de três das Escolas Superiores do IPVC: Eng.ª Rosa Venâncio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Dra. Mara Rocha da Escola Superior de Enfermagem e Dra. Ana Paula Vale da Escola anfitriã deste evento, a Agrária de Ponte do Lima. Os prémios deste concurso foram desta vez oferecidos pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, trabalhados por alunos do curso de Design do Produto, uma iniciativa da Sra. Vice-Presidente daquela Escola, Eng.ª Rosa Venâncio.

 

A animação foi uma constante: o concurso, apresentado pelo Eng. Joaquim Cerqueira, um dos Docentes da ESA, teve música de fundo a acompanhar todo o jantar, que decorreu ao ar livre, sendo que os apreciadores da gastronomia ao mais alto nível foram ainda presenteados por uma encantadora e espontânea peça de teatro: Tradições do Minho, de carácter mui popular e em jeito bem minhoto, incluindo o folclore, representado pelo grupo de Teatro “Unhas do Diabo”. Seguiu-se a actuação de ilusionistas de fogo que fizeram vibrar toda a plateia com os seus dotes malabaristas e talento no lançamento de fogo, em jeito de espectacular representação.

Finalmente, e como não poderia deixar de ser, a actuação das Tunas da ESA, tendo a TUNESA, Tuna feminina, actuado em primeiro lugar, arrepiando a plateia: dos quatro temas seleccionados, um poema de Florbela Espanca, num solo interpretado por Tita, uma jovem estudante da ESCE e simultaneamente elemento da TUNESA, provocou ovações do público mais desinibido, sendo que um admirador suplicou em tom de desespero após a sua representação "¾ Casa comigo, Tita!!!".

A TESA, Tuna masculina também da ESA, entrou então em cena, tendo a sua representação avivado também muitos ânimos nos espectadores pela boa disposição e humor à mistura com que actuaram estes jovens Tunos.

 

Seguiram-se os agradecimentos, quer pelo Eng.º José Pires, Vice-Presidente da ESA, que sublinhou o regozijo sentido pela tradução de unidade institucional em que resultou este encontro, quer pelo organizador deste caloroso evento, Doutor José Pedro Araújo, Docente da ESA e membro do Conselho Editorial da Revista IPVC Academia, que sublinhou não ter sido difícil a realização do evento deste ano, já que todos colaboraram preciosamente com os seus contributos a vários níveis, nomeadamente a Associação de Estudantes da ESA que tinha sido incomparável nessa prestação. O seu discurso voltou-se ainda para os ex-alunos da ESA que fizeram questão de ali acorrer, para mais uma vez, recordar as festividades da sua academia, já que a distância provoca agora a nostalgia dos tempos ali passados.

Um agradecimento muito especial foi também dirigido ao Eng. Joaquim Cerqueira que para José Pedro Araújo "… foi o meu braço direito em toda esta organização do concurso"! Mais palavras… para quê?!

Este concurso, organizado por docentes, alunos e funcionários da ESAPL, teve a colaboração de várias entidades da Região:

 

Apoios: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Serviços de Acção Social do IPVC e Junta de Freguesia de Refóios.

Patrocinadores: Adega Cooperativa de Ponte da Barca, Adega Cooperativa de Barcelos, Águas Salutis, Avibom, Caixa Geral de Depósitos, Cavagri, Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, Fromageries Bel Portugal S.A., Frutas Douro ao Minho, Horpozim, Minhofumeiro, Panilima, Quinta dos Moinhos Novos, Restaurante Padeira, Sá Taqueiro Construções e Sonae.

Votos de que se repitam, à semelhança deste, muitos outros concursos gastronómicos… com o mesmo sucesso!

Equipas vencedoras:

1º lugar: 

  • Rosa Venâncio 
  • Mara Rocha 
  • Ana Paula Vale

Prato: “Pato com ervas aromáticas”

2º lugar:

  • Edite Machado 
  • Onuam Ma 
  • Luís Vieira

Prato: “Pato à Démeter e tirassabores de limão”

3º lugar:

  • Ivanilda Silva 
  • José Vaz 
  • José Pedro Pinto

Prato: “Pato à Bisaro”

 
Cartaz Ortigas
Cozinha dos frades
Tunesa
Tunesa2 
Tunesa 3 tunesa 4 Malabarista com fogo Pessoas à mesa
Pessoas à mesa 2
Cara