Pós-Graduações em Finanças e em Banking
PÓS-GRADUAÇÕES EM FINANÇAS E EM BANKING – 2ª EDIÇÃO
Docentes estrangeiros nas Pós-Graduações na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) vai promover a realização de dois cursos de Pós-Graduação (Finanças e Banking) que contará com um corpo docente oriundo de vários países, de excepcional qualidade e reputação internacional. Os cursos iniciam-se em Janeiro de 2007 e as inscrições realizam-se até ao final do próximo mês de Dezembro, existindo 25 vagas para cada uma das pós-graduações.

Abordando a realização destes cursos, o presidente do IPVC, Rui Teixeira considerou que “o mérito do projecto de uma instituição de formação, em particular quando ela é pública ou encontra sustento no erário público, há-de medir-se sobretudo pela assertividade e qualidade do seu conteúdo visto na sua utilidade para o momento que vivemos, logo, pelo seu contributo efectivo para o desenvolvimento dos formandos e, através deles, da região, do país”. Neste sentido a “A ESCE-IPVC continua a provar que sabe assumir, com humildade mas com firmeza, este papel enquanto entidade pública de formação”, referiu ainda o presidente do IPVC.

O Curso de Pós-Graduação em Banking pretende dotar os participantes de sólidos conhecimentos teóricos e práticos sobre temáticas de índole financeira, necessárias para o exercício diário da profissão bancária, proporcionando-lhes uma visão integrada do negócio bancário. Esta Pós-Graduação destina-se a funcionários bancários que desempenhem funções executivas, ou que pretendam adquirir conhecimentos para futuramente poderem ascender a esses níveis hierárquicos, bem como a todos quantos, não estando ainda vinculados a nenhuma instituição bancária, têm esse objectivo.

O Curso de Pós-Graduação em Finanças procura dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos imprescindíveis à resposta determinada e eficiente de todas as solicitações no espaço financeiro, num momento em que as organizações se deparam com uma concorrência agressiva, fruto da globalização, através da adopção de estratégias adequadas e oportunas para se vencer num ambiente empresarial profundamente instável e incaracterístico como é o que vivemos. O curso pretende ainda incutir nos alunos a necessidade de desenvolveram actos que incrementem o “valor” das instituições onde exercem a sua actividade. Esta Pós-Graduação em Finanças destina-se a executivos das organizações, com funções relevantes na área financeira ou para Licenciados e Bacharéis que pretendam ascender a cargos directivos nas organizações.

O corpo de docentes responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos de Pós-Graduação é composto por Sunil Mohanty (Doutorado em Finanças, M.B.A pela Minnesota State University,  D.B.A. em Finanças pela Cleveland State University e  B. Tech (Hons) Civil Engineering no Indian Institute of Technology,India); Juan Mascareñas Perez-Inigo (Catedrático de Economia Financeira da Universidade Complutense de Madrid, Espanha, desde 1992); Fernando Gomez-Bezares (Catedrático de Finanças na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Deusto-Bilbao, Espanha); Ignacio Velez  Pareja (de Julho de 2003 a Julho de 2006 foi Decano da Faculdade de Engenharia Industrial do Politécnico Grancolombiano, em Bogotá, Colômbia, sendo autor de dez livros sobre Decisões de Investimento e Avaliação de Empresas); Yaron Amzaleg (Doutorado em Finanças, MBA em Gestão, e B.A. em Economia pela Universidade Ben-Gurion of Negev,Israel); Carlos Maquiera (Reitor da School of Business and Economics da Universidade do Chile); Walayet A. Khan; (Doutorado em Finanças e M.B.A em Finanças pela University of Arkansas, EUA); Rogério Matia (Professor Adjunto de Nomeação Definitiva da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu); Miguel Pimentel (Doutorando em Ciências Empresarias, especialização em Finanças na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Administrador da L.J. Carregosa, Sociedade Financeira de Corretagem, S.A.); Florbela Domingues Correia (Doutoranda em Estatística na Universidade do Minho e Mestre em Matemática Aplicada a Economia e à Gestão); João Paulo Torre Vieito (Doutorando em Ciências Empresariais, especialização em Finanças na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Mestre em Finanças e MBA em Gestão de Operações Comerciais pela Universidade Católica Portuguesa); José Nuno Azevedo (Mestrado em Contabilidade e Administração pela Universidade do Minho e docente da ESCE-IPVC)  e Alex Guedes Faria (Gestor Sénior da empresa multinacional de auditoria Deloitte).