Acreditação das engenharias
Acreditação das Engenharias da ESTG-IPVC em curso

A equipa de acreditação da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos), constituída por elementos do IED (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento), esteve na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG - IPVC), de 6 a 10 de Novembro para dar continuidade ao processo de acreditação dos cursos de Engenharia desta Escola Superior do IPVC.

Segundo Manuela Vaz Velho, Presidente da ESTG-IPVC "Foram alvo de análise, por parte do IED, todos os cursos de Engenharia desta Escola Superior, a saber a Eng. Electrónica e Redes de Computadores, Eng. Civil e do Ambiente, Eng. Informática, Eng. Química, Eng. da Computação Gráfica e Multimédia e, por fim, a Eng. Alimentar", referiu a Presidente.

O processo decorreu com normalidade e teve como principal objectivo "a recolha de informação de apoio ao processo de acreditação de cursos de Engenharia pela Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos [ANET], que contou com um plano de visitas a estes nossos cursos de Engenharia", adiantou ainda Manuela Vaz Velho.

O objectivo principal da visita da equipa da ANET às Instituições de Ensino Superior (IES) é a recolha de informação não contemplada ou pouco desenvolvida nos processos de auto-avaliação e avaliação externa. Como tal, "as visitas centraram-se em quatro temas essenciais, como a relação do curso com o mercado de trabalho para captar a experiência das entidades empregadoras com os alunos dos cursos na sua actividade profissional e a avaliação da adequação das suas competências académicas nesta actividade e, ainda, as trajectórias profissionais e de formação pós-graduada dos antigos alunos do curso", comentou Manuela Vaz Velho, sendo que os dois focos de atenção neste parâmetro foram "o processo de inserção na vida activa, bem como a relação entre as competências adquiridas ao longo do curso e as competências requeridas no mercado de trabalho" continuou.

Nesta abordagem para a acreditação dos cursos, encontram-se em observação ainda factores como "o processo de reestruturação dos cursos como indicador de participação e envolvimento na definição das linhas cursos e na vida da IES dos seus stakeholders (dirigentes, professores, alunos, entidades empregadores e outros agentes do meio local onde a IES está inserida)", segundo fonte da instituição acreditadora.

Ainda com base no processo de acreditação, é feita uma recolha da experiência e satisfação de professores e alunos quanto à estrutura curricular do curso, as competências adquiridas no seu âmbito, as formas de avaliação praticadas e condições gerais oferecidas pela IES, no caso a ESTG-IPVC. É avaliada ainda a estratégia de longo prazo do curso no quadro das exigências do processo de Bolonha e da evolução das necessidades específicas do mercado de trabalho da região onde a Escola Superior se insere. Nesta sequência, é também valorizada a promoção da visibilidade e valorização social do curso, em especial no mercado de trabalho, as áreas/competências científicas a reforçar e, ainda, a Cooperação com outras IES, tanto ao nível nacional como internacional, sendo estes as principais linhas orientadoras do processo de acreditação.

Recorde-se que este foi um processo que se iniciou há uns meses com o envio por parte das instituições da listagem dos actos de Engenharia de cada curso e a sua conformidade em relação aos colégios de engenharia da ANET bem como a justificação da selecção das disciplinas do curso conferentes de competências, por acto de engenharia . Os dossiers de auto-avaliação interna e os resultados da avaliação externa dos cursos pela ADISPOR foram também enviados à ANET.

Em Setembro, no âmbito das comemorações do "Dia do Engenheiro Técnico", na sede nacional da ANET em Lisboa , foram divulgados, em sessão pública, os cursos de Engenharia, 1º ciclo (a nível nacional) que se encontravam em fase de acreditação. Através daquela sessão pública, foi revelado que, e uma vez que faziam parte da listagem de acreditação, todos os alunos de Engenharia da ESTG-IPVC poderão fazer a sua inscrição na ANET logo que esteja concluído este processo de acreditação dos cursos e se devidamente aprovados para o efeito, constituindo esta uma das principais vantagens de todo este processo.