Semana Cultural
Semana Cultural já vai na 5ª Edição na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC

Docentes e alunos da Escola de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) viveram a quinta edição da “Semana Cultural”, que se iniciou no dia 13 e que decorreu até ao dia 16 de Novembro.

Segundo Florbela Correia, Presidente desta Escola Superior "Esta é já uma das actividades com maior tradição na Escola, sendo constituída por eventos de carácter científico e lúdico, em que participa toda a comunidade da ESCE".

O mote das actividades para a semana foi dado pela Palestra, subordinada ao tema "Geo-estratégia e Globalização: uma visão da Europa e das suas redes de transportes", proferida por Florentino Almeida Conde, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Luis Serra e do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], Rui Teixeira.

Para além desta participação, a semana contou ainda com a presença de ilustres convidados que marcaram o evento através das suas conferências, contando-se entre eles "um dos Professores Catedráticos da Universidade de Vigo, Carlos Prado, dois membros da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Filipe Carvalho e Luís Rei, Jorge Alves do Instituto Politécnico de Bragança, António Flores Faia da Portucel Viana do Castelo, José Nuno Azevedo da ESCE-IPVC e, ainda, com Sérgio Ribeiro, da Exertus" revelou, ainda, Florbela Correia.

A Semana Cultural foi pautada por conferências proferidas por estas personalidades e subordinadas a temáticas como "Implementação de Sistemas de Informação nas Empresas", "Ética na contabilidade e nos negócios", "Harmonização contabilística e a sua influência na Contabilidade e nos Negócios", "O mercado da Embalagem de Cartão", "Logística nas Empresas","FEUPLive, uma distribuição de Linux para Desktops" e teve como desfecho um Workshop sobre Matemática "A Matemática como Amiga!" da autoria de alunos e docentes da ESCE, temáticas estas a fazer jus à oferta formativa desta Escola Superior. Licenciaturas como “Informática de Gestão” e “Distribuição e Logística” são cursos, já adequados ao modelo de Bolonha (duração de 3 anos) e que vão ao encontro das necessidades de mão-de-obra qualificada por parte das empresas deste sector, ministrados nesta Escola Superior, aproveitando a sua localização estratégica.

Questionada sobre a articulação do papel da Escola e a sua oferta formativa, Florbela Correia comenta: "Atenta às necessidades da região em que se enquadra, a ESCE-IPVC procura responder às necessidades nacionais e transfronteiriças, dada a sua localização privilegiada, no centro da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza. Promove continuamente o desenvolvimento nacional e regional (em particular do distrito de Viana do Castelo)."

A completar o quadro da sua oferta formativa, surge ainda o Curso de Especialização Tecnológica [CET] em Gestão da Qualidade, bem como os dois cursos de Pós-Graduação, em Banking e em Finanças, que contam já com a 2ª Edição. Estas Pós-Graduações têm as inscrições a decorrer, iniciando o seu funcionamento em Janeiro de 2007. Abordando a realização destes cursos, o Presidente do IPVC, Rui Teixeira, considerou que “o mérito do projecto de uma instituição de formação, em particular quando ela é pública ou encontra sustento no erário público, há-de medir-se sobretudo pela assertividade e qualidade do seu conteúdo visto na sua utilidade para o momento que vivemos, logo, pelo seu contributo efectivo para o desenvolvimento dos formandos e, através deles, da região, do país”. Neste sentido a “A ESCE-IPVC continua a provar que sabe assumir, com humildade mas com firmeza, este papel enquanto entidade pública de formação”, referiu ainda o presidente do IPVC.