Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Livro antigo
História
Proto-História

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] tem aproximadamente duas décadas de existência. A sua história abraça a juventude com que se caracteriza através das suas 5 Escolas Superiores.

Em 1980, remontando ao seu período embrionário, à criação da sua primeira Escola (Dec.-Lei 513-/79 de 26 de Dezembro) alia-se a origem oficial do Instituto Politécnico (pelo Dec. Lei nº 303/80 de 16 de Agosto). Era o princípio da concretização de um longo projecto: a Escola Superior de Educação (criada pelo Decreto-lei nº 513-T/79), em funcionamento desde 1984, é integrada no IPVC e sequencialmente duas outras Escolas Superiores são ancoradas àquela que era apenas o princípio de uma grande obra, a Escola Superior Agrária e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas criadas no ano de 1985, pelo Decreto-Lei nº 46/85 de 22 de Novembro.

O princípio, entre as dificuldades que assolavam a constituição de um quadro de gestão, é finalmente alicerçado com a primeira nomeação de um Presidente de Comissão Instaladora do IPVC (Despacho nº 21/ME/84), configurado na pessoa do Professor Doutor Salvato Trigo que cumpriu o seu mandato nos dois anos estabelecidos para o estatuto e com a nomeação de um primeiro vogal para a mesma Comissão.

À data, um edifício de traça antiga do Património do Estado, uma casa restaurada no centro histórico da cidade, à rua Gago Coutinho, a encabeçar a famosa Capela das Malheiras, compunha provisoriamente a sede da Instituição, cedida após várias petições, sendo que mais tarde, no ano de 1988, no acompanhar evolutivo do crescimento que se anunciava, se concretiza a mudança do espaço físico, agora pertença do Instituto e património público, para o palácio Rego Barreto (século XVIII), sedeado no Jardim D. Fernando, a albergar larga História desde a sua existência.

*  
*  
*  
*  
*