Hinoportuna

em Braga, Hinoportuna “samba” com espírito académico

Pelo sétimo ano consecutivo, a Hinoportuna [Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo] regressa a Braga para participar da 18ª edição do CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas. Considerado um dos mais importantes festivais de tunas do país, o evento deste ano ficou sob a organização da Azeituna [Tuna de Ciências da Universidade do Minho], subordinado ao tema “Brasil”.

A Hinoportuna encontrou-se novamente com algumas das melhores tunas de Universidades portuguesas no emblemático palco do Theatro Circo, nomeadamente a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, a Magna Tuna Cartola de Aveiro, a Tuna Académica de Lisboa, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, a Tuna da Universidade Católica Portuguesa e, como tuna extraconcurso, a Tuna Universitária do Minho. De salientar, ainda, a participação especial da Escola de Samba Saci-Pô, de Minas Gerais (Brasil).

Em palco, a Hinoportuna abriu o espectáculo, entoando seis temas durante a sua actuação. “Kaiowas”, dos brasileiros Sepultura foi o primeiro tema apresentado, seguindo-se o instrumental “Na Lua”, de Júlio Pereira. Logo a seguir, a Hinoportuna encantou o público presente com o imponente “Maio Maduro Maio”, de Zeca Afonso e ainda “Meu Fado Meu”, de Paulo de Carvalho. A festa continuou com “Hino per Tuna”, um original da Hinoportuna dedicado a todas as tunas. Para finalizar o espectáculo, o inevitável “Havemos de Ir a Viana”, um clássico imortalizado por Amália Rodrigues.

Neste XVIII CELTA, a Hinoportuna conquistou o prémio de “Tuna Mais Tuna”, considerado por muitos a premiação mais importante deste Festival.

Prémios atribuídos pelo Júri e Organização

Melhor Solista: TAL [Tuna Académica de Lisboa]