IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2012| Seminário Europeu

Projeto Urbano

Seminário Europeu

“Projeto Urbano e Corredores Verdes”

“Nos próximos tempos assistir-se-á a equipamentos e infraestruturas que povoam o nosso território nacional a tornarem-se obsoletas ou em declínio e onde os corredores verdes podem ser repensados, porventura, nas suas comuns valências de utilidade económico-social mas que poderão ser de maior uso múltiplo”, comenta José da Cruz Lopes, Docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] lançando a problemática como ponto de partida para um debate.

A questão motiva assim a realização de um Seminário Europeu sob o tema “Projeto Urbano e Corredores Verdes”, a acontecer nos dias 16 e 17 de novembro, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC (sedeada na Av. do Atlântico, em Viana do Castelo).

“Corredores verdes em Portugal no contexto da rede europeia”, “Potencial de valorização ambiental e patrimonial e sustentabilidade dos corredores verdes”, “Tecnologias de informação geográfica e o cloud computing aplicado ao património e aos corredores verdes” e “Que Ecopistas para o século XXI?”, são alguns dos temas a abordar ao longo do Seminário.

Segundo o responsável pela organização “são as urbanidades contemporâneas que dão forma e substância ao projeto urbano de um território, a várias escalas e a diferentes níveis de análise”, refere a propósito da temática central.

“Desde o censo de 1991 e seguintes que se evidenciam pelo território nacional valor(es) de urbanidade(s). Ora um desses valores é o Corredor Verde, como projeto qualificado sempre associado a núcleos urbanos mas sempre comprometido com os habitantes por onde passa”, explica ainda José da Cruz Lopes, Coordenador do Curso de Design de Ambientes do Politécnico de Viana.

O certame conta com as presenças deMercedes Muñoz Zamora Diretora da European Greenways Association - EGWA -, Artur Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, entre outros oradores de renome.

O Seminário é organizado pelo curso de Design de Ambientes do Politécnico de Viana, em estreita colaboração com a Direção da Associação Portuguesa de Corredores Verdes (APCV) e é aberto a todos os interessados nesta matéria.

Consulte já o programa!

Inscrições
A entrada é livre. Os interessados em participar no Seminário deverão formalizar a sua inscrição, via e-mail para direcao@estg.ipvc.pt, até ao dia 16 de novembro.

Publicado em 31.10.2012

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About