IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2007| Látex" - Embalagens para Preservativos

Embalagens para preservativos

"Látex" - Embalagens para Preservativos

Uma exposição temporária de trabalhos dos alunos do 2º ano do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] estará patente entre os dias 27 de Março e 12 de Abril no átrio da Biblioteca Barbosa Romero daquela Escola Superior.

"Látex" quer mostrar que uma embalagem para preservativos pode ser mais do que uma caixa de cartão ou de plástico. A proposta de conceber estas embalagens partiu do Centro de Aconselhamento e Prevenção da Infecção VIH/SIDA (CAD) de Viana de Castelo que, através de vários contactos tidos com o curso de Design do Produto da ESTG-IPVC, conseguiu sensibilizar docentes e alunos que se propuseram a estudar a problemática e a trabalhar no desenvolvimento desses produtos. Os resultados práticos deste trabalho encontram-se disseminados pelos projectos individuais que se apresentam nesta mostra.

Estas novas embalagens contribuem não só para a conservação do preservativo, condição essencial para manter as suas qualidades primitivas, como celebram o objectivo da prevenção como factor decisivo para efectivar a diminuição de novos casos de infecção VIH/SIDA. Este objectivo é alcançado, nuns casos através de um esforço de comunicação visual, noutros pela sua forma ou relação privilegiada que estabelecem com o utilizador.

O projecto expositivo centra-se na figura de um preservativo gigante que pretende exaltar a temática da mostra e que contém, no seu interior, os 27 trabalhos desenvolvidos pelos alunos, continuando, analogamente ao objecto real, a assumir a função de protecção.

No mesmo espaço estará presente um quiosque do CAD de Viana de Castelo e responsáveis deste organismo estarão ao dispor da comunidade escolar para o esclarecimento de qualquer dúvida acerca do tema da Infecção do VIH/SIDA.

Durante o período de exposição será feito um questionário ao visitantes cujos resultados pretendem revelar o projecto mais elogiado por parte do público-alvo, tendo o autor a possibilidade de ver futuramente o seu trabalho produzido em grande série e distribuído ao nível nacional.

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About