Início| Notícias Arquivo| 2020| Projeto Sentar

Projeto SENTAR

Projeto Sentar

“Assento em cartão com motivos alegóricos às festas de Nossa Senhora da Agonia”

No âmbito da UC de Introdução ao Projecto 2, os alunos do 1º ano de Design do Produto, orientados pelos docentes Patrícia Vieira e Manuel Rivas, desenvolveram o projeto Sentar.

O projecto, que consistia na realização de um assento (protótipo) em cartão com motivos alegóricos às festas de Nossa Senhora da Agonia, deveria ser realizado numa única peça de cartão e recorrer exclusivamente a dobras e encaixes na sua montagem. Simultaneamente deveria ser leve, de fácil transporte e rápida montagem, e resistir a uma utilização durante o período das festas por um indivíduo com cerca de 80Kg.

Contudo, devido à pandemia Covid-19, houve necessidade de fazer uma adaptação à proposta inicial. Assim, por causa da falta de material (cartão canelado), os alunos construíram as suas propostas (maquetes à escala) principalmente em papel, cartolina ou cartão prensado de embalagens alimentares, materiais que tinham disponíveis em suas casas. Porém, todos os requisitos definidos para a construção das propostas foram mantidos e durante o processo salvaguardou-se a resistência das estruturas, que foram sendo testadas com pesos adaptados ao material utilizado na sua construção.

No poster de apresentação do projecto encontram-se 20 dos 41 projectos realizados.

Publicado em 26.05.2020