IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2020| Conferência IoT e Computação Periférica Inteligente

Conferência sobre IoT e computação periférica inteligente em Viana

A conferência EAI Edge-IoT 2020 - EAI International Conference on Intelligent Edge Processing in the IoT Era, está a ser organizada pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo no âmbito do evento SmartCity360° 2020, que ocorrerá entre 2 e 4 de dezembro em Viana do Castelo.

Edge-IoT 2020 foca-se no recente paradigma da computação periférica (edge computing), o qual está diretamente relacionado com o advento da Internet das Coisas (IoT), tendo um papel relevante no processo da transformação digital de vários domínios de aplicação. Atualmente, os microprocessadores são cada vez mais compactos, eficientes e com maior capacidade computacional, pelo que a inclusão de inteligência nos dispositivos IoT possibilita a análise e processamento na proximidade da fonte dos dados, i.e. na periferia da rede, permitindo desse modo o processamento em tempo-real com baixa latência, uma resposta rápida e eficaz, bem como a redução da dimensão dos dados, permitindo gerar fluxos de dados dinâmicos e estruturados de forma a superar os desafios relacionados com o aumento exponencial da informação gerada a partir deste tipo de dispositivos.

O evento incluirá sessões regulares para a apresentação de comunicações orais, comunicações em poster e um workshop, que dependendo da evolução da atual crise pandémica relacionada com a doença COVID-19, poderão ocorrer online.

A conferência é organizada por um comité internacional coordenado pelo docente Sérgio Ivan Lopes (General Chair), no qual também colaboram os seguintes docentes da ESTG-IPVC, Jorge Ribeiro (Sponsorship & Exhibits Chair), Carlos Abreu (Workshops Chair), Pedro Pinto (Publications Chair), e Silvestre Malta (Web Chair).

Todas as contribuições devem ser submetidas eletronicamente ate 22 de junho de 2020, como regular (10-20 páginas) ou short (6-10 páginas) em formato PDF de acordo com o template providenciado no site da conferência (http://edge-iot.org/). Os artigos submetidos serão publicados pela Springer e as atas da conferência serão submetidas para inclusão nos principais serviços de indexação, incluindo ISI Web of Science, Scopus, etc.

Poster

Publicado em 26.05.2020

Instituto Nacional de Estatística
UMIC