Início| Notícias Arquivo| 2019| Consultores de Turismo acessível

Consultores de Turismo acessível – uma oportunidade de negócio?

A TecMinho em articulação com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e com o Instituto Politécnico do Porto, irá promover em outubro dois eventos de divulgação do curso b-learning "Consultor de Turismo Acessível", desenvolvido no âmbito do projeto Erasmus+ TAD-The Ability Advisor, e que será um contributo fundamental para tornar a Europa um destino turístico cada vez mais acessível.

A 15 de outubro, das 17h às 19h00, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Tecnologia e Gestão, terá lugar o seminário "Consultores de Turismo Acessível – uma oportunidade de negócio?"

A 16 de Outubro, no Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Hotelaria e Turismo em Vila do Conde, realiza-se o seminário “Empreender em Turismo acessível “.

Os eventos juntam peritos na área, abordando projetos e ações orientadas ao desenvolvimento do Turismo Acessível em Portugal e, apresentando, ainda, o curso "Consultor de Turismo Acessível", que será implementado em formato piloto a partir de novembro de 2019, em datas e locais a definir brevemente.

Estes seminários dirigem-se a alunos, empresários, agentes do setor do turismo, escolas com ensino profissional e outros interessados no setor do Turismo.

Durante o projeto europeu foi realizada em 2018 uma investigação sobre as práticas de Turismo Acessível junto de PMEs e Escolas em Portugal e nos países da parceria europeia, culminando na publicação do estudo "TAD- A Tour Around" (http://abilityadvisor.eu/tad-research/) . Com base neste estudo, desenvolveu-se, já em 2019, o curso CONSULTOR DE TURISMO ACESSÍVEL, constituído por 6 módulos e uma duração aproximada de 1 mês.  A formação terá uma duração total de 80 horas, integrando: formação em sala (40h) formação online (20h) e fase de projeto em contexto de trabalho – plano de ação (20h).  Os módulos do curso serão:

1. Introdução ao Turismo Acessível,

2. As necessidades de acessibilidade dos visitantes com deficiências e outros,

3. Atendimento ao Cliente,

4. Como medir a Acessibilidade dos ambientes e serviços turísticos,

5. Acessibilidade da Informação no Setor do Turismo

6. O papel do Consultor de Acessibilidade: competências empreendedoras

O novo perfil profissional de "Consultor de Turismo Acessível", que o curso irá criar, permitirá às PME do setor do turismo contar com um profissional especializado que as ajudará a melhorar, de forma significativa, os serviços que prestam ao mercado e, naturalmente, a desenvolver os seus negócios.

Se desejar receber mais informações sobre os sobre os seminários ou sobre o curso "Consultores de Turismo Acessível" , contacte-nos para o e-mail elearning@tecminho.uminho.pt, indicando o seu nome, email, e telefone, e se é estudante ou profissional do setor.

Publicado em 10.10.2019