Alunos da ESTG-IPVC participaram em Workshop de Design Thinking
“O mundo já não procura Gestores, mas antes Empreendedores”. Foi o que enfatizou o orador convidado na abertura do workshop de Design Thinking, a primeira iniciativa promovida no âmbito do Business Ship, um projeto que tem como objetivo sensibilizar e incentivar os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) para a inovação e o Empreendedorismo.
A ação de formação contou com mais de 40 participantes e foi dinamizada por Rodrigo Melo e Castro, gestor de projetos na DNA Cascais, e especialista em empreendedorismo jovem e em projetos de empreendedorismo social, no passado dia 23 de fevereiro, na Biblioteca da ESTG.
A atividade, que se realizou em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), teve por objetivo dar a conhecer os conceitos básicos do empreendedorismo, as características e as competências-chave do perfil empreendedor, as motivações para empreender, como identificar oportunidades de negócio, quais as fontes de financiamento disponíveis e que ferramentas podem ajudar no processo de avaliação de novas oportunidades.
Perante uma plateia composta maioritariamente por alunos do curso de Gestão, mas também de Engenharia, de Turismo e de Design, o orador foi perentório ao afirmar que “falar de empreendedorismo é falar em criar valor”, acrescentando que, hoje em dia, “as organizações já não procuram gestores, mas antes pessoas que saibam criar e acrescentar valor ao negócio”, aconselhando os estudantes a prepararem-se, desde já, para esta mudança de paradigma.
Para Rodrigo Castro, falar de empreendedorismo é também “falar de aproveitar oportunidades”, pensando “não naquilo que queremos oferecer às pessoas, mas antes no que as pessoas procuram”.
“O segredo é escolher algo que vos apaixone e vos leve a investir”, incentivou o formador, apontando exemplos de empreendedores que aproveitaram a paixão por alguma temática/atividade para construir empresas que são hoje uma referência no mercado em que operam: Science4you (CEO: Miguel Pina Martins), Uniplaces (CEO: Miguel Santo Amaro), Talk Desk (CEO: Tiago Paiva), Bica Studios (Nuno Folhadela), entre outros exemplos.
No final da sessão, o orador desafiou e incentivou os alunos a submeterem, até ao próximo dia 28 de fevereiro, uma ideia de negócio ao concurso de empreendedorismo “Start Me Up Alto Minho”, uma iniciativa que está a ser promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, no âmbito do projeto “Alto Minho Empreende”, aprovado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, e que pretende estimular o desenvolvimento de novos projetos empresariais no território da NUT III Alto Minho.
O balanco da atividade foi reconhecidamente positivo, considerando que os participantes revelaram vontade de criar equipas multidisciplinares para começarem a estruturar e a organizar as suas ideias de negócio.